Ícone do site Blog da Arquitetura

Esses perfis registram ângulos pouco explorados de Istambul (e valem o clique!)

Istambul é uma das maiores cidades do mundo. Um importante polo industrial, comercial, cultural e também universitário. Diferente do que muitos pensam, ela não é a capital da Turquia, mas já foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano, até 1923. Está entre dois continentes. Do lado europeu, há zonas de verdadeiro destaque para o patrimônio mundial, como o núcleo antigo de Bizâncio e Constantinopla. Já ao leste, veem-se zonas mais densamente urbanizadas, onde nasce os modernos e coloridos subúrbios, uma face não convencional do país.

(imagem extraída de Akınaras Architect em Instagram)

+ Fotógrafos amadores

Atualmente, na internet, existem diversas plataformas de compartilhamento de imagens. Também, através dos aparelhos smarts, jovens talentos aprimoram seu trabalho com ajuda de aplicativos, como o VSCOcam e o Photoshop. E uma das redes sociais que mais têm impulsionado o surgimento de fotógrafos amadores é, sem dúvidas, o Instagram. Fazendo uma pesquisa rápida na página, podem-se ver diversos arquitetos compartilhando suas paixões por projetos estruturais, elementos urbanos e paisagens naturais.

(imagens extraídas de Akınaras Architect em Instagram)

+ A antiga Istambul

A maioria dos turistas que visita Istambul prefere conhecer as zonas mais convencionais da cidade, com todas as suas imponentes mesquitas, palácios ornados de arabescos e ruas antigas. Entre essa rica mistura de culturas, religiões – muçulmana, cristã, judaica e laica – extensa história e inúmeros monumentos, se encontra os motivos do interesse de tantos arquitetos em registrar, através de fotografias, esse maravilhoso território.

(imagem extraída de Akınaras Architect em Instagram)

No Instagram, há uma página intitulada ‘Akinaras Architect’. Nela, pode-se ver, de forma muito unidimensional e superficial, mas bela, uma série de publicações com imagens mostrando a antiga Istambul. São registros da cidade como todos estão acostumados a ver, clássica, romântica e misteriosa. E dentro dessa paisagem urbana tão complexa, o que mais chama a atenção são as obras Otomana e Bizantina, de influências árabes.

(imagens extraídas de Akınaras Architect em Instagram)
(imagens extraídas de Akınaras Architect em Instagram)

+ A moderna Istambul 

Outra página muito interessante encontrada no Instagram – essa mais conhecida e, inclusive, divulgada na imprensa – é a ‘cimkedi’, do arquiteto turco Yener Torun. O que começou como um hobby se tornou um notável registro da periferia urbana de Istambul. Essa área é mais moderna, industrial, geométrica e colorida. E foram, justamente, esses seus tons intensos e entusiásticos que despertaram, no profissional, um olhar diferente sobre a cidade.

(imagem extraída de Yener Torun em Instagram)
(imagens extraídas de Yener Torun em Instagram)

“Istambul é mística e histórica, mas também é uma cidade moderna e acredito que aumentar a variedade de aspectos proporciona uma melhor compreensão da cidade” – testemunho de Yener Torun em reportagem do jornal Daily Mail.

(imagens extraídas de Yener Torun em Instagram)
(imagens extraídas de Yener Torun em Instagram)

Yener teve a ideia de registrar, em suas fotografias, o minimalismo presente nas fachadas dos novos edifícios. É uma impressionante percepção visual. As simetrias, formas geométricas e estampas, geradas pela repetição de elementos arquitetônicos, tornam suas imagens bastante interessantes. Encontrar essas construções em meio a uma “massa urbana cinzenta” foi um esforço surpreendente. Por isso, o estilo artístico do arquiteto é, hoje, admirado por tantos fotógrafos, amadores e profissionais. Não é uma exposição para barganhar seguidores, mas a divulgação de uma mensagem mais positiva sobre o futuro da expressão humana.

(imagens extraídas de Yener Torun em Instagram)

Fontes:  Akınaras Architect em InstagramYener Torun em InstagramDesign CultureDesign Boom, Daily Mail.


Leia Também:

Fotógrafo turco cria novas perspectivas em imagens de Istambul

Fotógrafo registra mulher guiando-o em paisagens impressionantes pelo mundo

Fotógrafo confere colorido especial a edifícios alemães

Como tirar boas fotos em viagens usando o celular

Como a arquitetura influencia a fotografia (e vice-versa)?

Sair da versão mobile