
Esses perfis registram ângulos pouco explorados de Istambul (e valem o clique!)
Istambul é uma das maiores cidades do mundo. Um importante polo industrial, comercial, cultural e também universitário. Diferente do que muitos pensam, ela não é a capital da Turquia, mas já foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano, até 1923. Está entre dois continentes. Do lado europeu, há zonas de verdadeiro destaque para o patrimônio mundial, como o núcleo antigo de Bizâncio e Constantinopla. Já ao leste, veem-se zonas mais densamente urbanizadas, onde nasce os modernos e coloridos subúrbios, uma face não convencional do país.

+ Fotógrafos amadores
Atualmente, na internet, existem diversas plataformas de compartilhamento de imagens. Também, através dos aparelhos smarts, jovens talentos aprimoram seu trabalho com ajuda de aplicativos, como o VSCOcam e o Photoshop. E uma das redes sociais que mais têm impulsionado o surgimento de fotógrafos amadores é, sem dúvidas, o Instagram. Fazendo uma pesquisa rápida na página, podem-se ver diversos arquitetos compartilhando suas paixões por projetos estruturais, elementos urbanos e paisagens naturais.

+ A antiga Istambul
A maioria dos turistas que visita Istambul prefere conhecer as zonas mais convencionais da cidade, com todas as suas imponentes mesquitas, palácios ornados de arabescos e ruas antigas. Entre essa rica mistura de culturas, religiões – muçulmana, cristã, judaica e laica – extensa história e inúmeros monumentos, se encontra os motivos do interesse de tantos arquitetos em registrar, através de fotografias, esse maravilhoso território.

No Instagram, há uma página intitulada ‘Akinaras Architect’. Nela, pode-se ver, de forma muito unidimensional e superficial, mas bela, uma série de publicações com imagens mostrando a antiga Istambul. São registros da cidade como todos estão acostumados a ver, clássica, romântica e misteriosa. E dentro dessa paisagem urbana tão complexa, o que mais chama a atenção são as obras Otomana e Bizantina, de influências árabes.


+ A moderna Istambul
Outra página muito interessante encontrada no Instagram – essa mais conhecida e, inclusive, divulgada na imprensa – é a ‘cimkedi’, do arquiteto turco Yener Torun. O que começou como um hobby se tornou um notável registro da periferia urbana de Istambul. Essa área é mais moderna, industrial, geométrica e colorida. E foram, justamente, esses seus tons intensos e entusiásticos que despertaram, no profissional, um olhar diferente sobre a cidade.


“Istambul é mística e histórica, mas também é uma cidade moderna e acredito que aumentar a variedade de aspectos proporciona uma melhor compreensão da cidade” – testemunho de Yener Torun em reportagem do jornal Daily Mail.


Yener teve a ideia de registrar, em suas fotografias, o minimalismo presente nas fachadas dos novos edifícios. É uma impressionante percepção visual. As simetrias, formas geométricas e estampas, geradas pela repetição de elementos arquitetônicos, tornam suas imagens bastante interessantes. Encontrar essas construções em meio a uma “massa urbana cinzenta” foi um esforço surpreendente. Por isso, o estilo artístico do arquiteto é, hoje, admirado por tantos fotógrafos, amadores e profissionais. Não é uma exposição para barganhar seguidores, mas a divulgação de uma mensagem mais positiva sobre o futuro da expressão humana.

Fontes: Akınaras Architect em Instagram, Yener Torun em Instagram, Design Culture, Design Boom, Daily Mail.
Leia Também: