Top

Essas igrejas abandonadas foram transformadas em casas com projetos arquitetônicos exclusivos (e lindos)

Com o aumento acelerado da população nos grandes centros urbanos, é normal que haja cada vez menos espaço para construir novos imóveis. Mas, a necessidade pela criação de moradias é contínua. Isso faz com que o mercado invista em soluções arrojadas, que desafiam o comum. Um exemplo é a conversão de construções antigas e abandonadas, como igrejas, em residências unifamiliares.

igrejas_em_moradia_05-blog-da-arquitetura
Antiga capela na Suíça, com um alto pé-direito e belíssimo púlpito integrado à decoração. (imagem extraída de Fabiola Paulsen)

Na Europa, a preservação do patrimônio é imprescindível, principalmente devido às questões históricas e culturais. Talvez por isso a tendência de transformar igrejas em moradias seja cada vez mais comum. Sem dúvida, utilizar uma estrutura já existente para construir algo novo, em um estilo completamente diferente do original, é um enorme desfio para qualquer projetista, mas essa pode ser uma excelente oportunidade para a criação de uma proposta original.

O difícil, nesse caso, é conseguir fazer com que as pessoas mudem seu pensamento e aceitem o que vai além de suas crenças. O mundo parece estar mudando. Muitos já adoram seus deuses de formas diferentes. Porém, as igrejas são, em geral, vistas como lugares sagrados. Então, é difícil, mesmo aos mais progressistas, conseguir imaginar um espaço assim, que antes era destinado à oração e reflexão, dividido em áreas de descanso, alimentação, recreação e higiene pessoal.

Conheça, agora, alguns exemplos bem interessantes, que mostram como podem ser as transformações arquitetônicas de capelas e igrejas em moradias.

+ Brisbane

igrejas_em_moradia_05-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de Obravip)

Essa pequena edificação em Brisbane, na Austrália, remota à década de 1860. Antes de ser uma residência unifamiliar, ela foi uma igreja. Depois de abandonada, ao invés de ser demolida, passou por uma transformação que a fez ficar ainda mais bonita.

A idealizadora do projeto dessa luxuosa casa contemporânea é a empresa Willis Greenhalgh Architect. A decoração de interiores proposta é muito requintada e segue o estilo clean. Pode-se ver que certas características originais foram mantidas, como as colunas e as janelas. Tudo isso está, agora, mesclado à novos elementos, como os vidros, a iluminação indireta e as cores claras.

+ Kent Coast

igrejas_em_moradia_07-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de Parq Mag)

Essa residência está localizada na zona de Kent Coast, na Inglaterra. Por volta do final do século XIX, sua edificação foi usada como uma igreja. Só mais recentemente, Nick Kenny e Thomas Haukes a transformaram em uma casa. Houve o emprego de elementos em estilo rústico. Isso é próprio das casas de campo e faz jus a paisagem local. Veem-se também, na decoração de interiores, peças feitas de forma artesanal e objetos antigos reciclados.

+ Forest in Teesdale

igrejas_em_moradia_06-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de Homify)

Em Forest in Teesdale, lugar bucólico no interior da Inglaterra, uma capela Metodista abandonada foi transformada em casa de férias para até sete pessoas. A pequena edificação histórica foi reformada pela empresa Evolution Design. Mesmo a degradação das paredes, dos acabamentos e das estruturas do telhado não intimidou os projetistas. A proposta arquitetônica previu a preservação de toda a essência original do prédio e ainda acrescentou outros materiais tradicionais, que dialogaram perfeitamente com a paisagem local.

A fachada foi inteiramente mantida. Dentro do prédio, o pé direito avantajado permitiu a criação de ambientes espaçosos, confortáveis e banhados de muita luz. Foi criado um mezanino para abrigar três dos quatro dormitórios. E a decoração contemporânea, aplicada aos interiores, tem toques luxuosos e despojados ao mesmo tempo, combinando com o edifício histórico no qual está inserida.

+ Haarlo

igrejas_em_moradia_01-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de Acontecendo Mag Bahia)

Em Haarlo, na Holanda, um singelo monumento religioso e histórico, datado de 1928, que estava abandonado, foi transformado em loft. Fizeram-se grandes mudanças para transformar essa edificação uma casa particular. Mas, em geral, muitos dos belos detalhes arquitetônicos terminaram preservados e restaurados.

A empresa Leijh, Kappelhof, Seckel, van den Dobbelsteen Architects foi a responsável pela reforma. De acordo com a sua proposta arquitetônica, houve a inclusão de estruturas adicionais ao prédio, como o mezanino, onde está a nova sala de relaxamento. Pode-se ver também o uso de formas puras, de elementos funcionais e acabamentos em materiais simples, como o concreto, o vidro e o aço inoxidável.

+ Rotterdam

igrejas_em_moradia_02-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de RV Visser Architecten BNA)

Inacreditavelmente, essa bela construção, localizada em Rotterdam, nos Países Baixos, trata-se de um exemplar da década de 1930. A antiga igreja foi utilizada como área de armazenamento nos anos sessenta. Mas, hoje, serve de moradia para uma família com duas crianças.

O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Ruud Visser, previu que a nova casa fosse colocada dentro na igreja como um objeto separado. Ou seja, se caso for necessário, o prédio pode voltar facilmente ao seu estado e função original. A única intervenção realmente significativa feita no volume do imóvel ocorreu na parte dos fundos, no antigo transepto. Fez-se uma fachada para a nova extensão, toda envidraçada, que se abre completamente para a área externa.

+ São Francisco

igrejas_em_moradia_03-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de i-decoracao)

Essa magnífica construção está localizada na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Em posse do escritor Siamak Akhavan, a antiga igreja foi transformada em um loft de dois andares. Atualmente, existem nela três dormitórios e uma ampla sala, dividida em diversos setores, todos abundantemente iluminados. As maiores mudanças foram, de fato, no interior do prédio. Sua bela fachada foi, em grande parte, conservada pelos projetistas.

+ Chicago

igrejas_em_moradia_09-blog-da-arquitetura
(imagens de Jim Tschetter extraídas de Arch Daily)

Linc Thelen Design e Scrafano Architects foram parceiros na revitalização dessa antiga edificação. Muitos dos detalhes são novos, foram projetados e fabricados. Mesmo assim, alguns elementos históricos preexistentes foram mantidos, como as vigas do teto, a porta de entrada, os vitrais originais e o campanário. Tudo foi adequadamente integrado em uma atmosfera neutra, eclética e lúdica. São sete quartos, seis banheiros e uma sala de pé-direito duplo, decorados com elegância por peças de estilo minimalista e industrial.

+ Utrecht

igrejas_em_moradia_10-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de UOL)

O escritório Zecc Architects é o responsável pelo projeto de reforma da Saint Jakobus Church, datada da década de 1870, em Utrecht, na Holanda. Esse monumento municipal deixou de funcionar no século XX, devido à falta de fiéis. Quando um casal comprou o imóvel, mais recentemente, decidiu transformar a antiga igreja em uma bela, espaçosa, funcional e iluminada habitação.

Não houve demolições de qualquer área do prédio e, sim, a construção de uma estrutura divisória interna, que pode ser derrubada facilmente caso queiram fazer dele uma igreja outra vez. Muitos detalhes decorativos foram preservados, como o grande vitral na fachada, inspirado no trabalho de Piet Mondrian, o crucifixo, o lustre pendente e alguns móveis em madeira escura, como o balcão suspenso do órgão. Esse último serviu de ponto de partida para toda a organização espacial, que resultou em um layout simples e elegante.  Misturado a tudo isso, podem-se ver, em destaque, peças em estilo minimalista e de pop art.

 + Londres

igrejas_em_moradia_08-blog-da-arquitetura
(imagens extraídas de The Hype BR)

No Distrito de Kensington, em Londres, Inglaterra, uma antiga igreja centenária foi transformada em residência, misturando, harmoniosamente, o estilo tradicional com o moderno. Seu interior nada mais lembra a antiga função. Dentro do prédio há vários salões muito bem arejados, com áreas de multifunções. E em todo canto, pode-se ver o emprego do que há de mais novo no mercado, desde os elementos decorativos e materiais de revestimento até a mais alta tecnologia em eletroeletrônicos.