
Hein?! Essa coleira revela as emoções dos cachorros
Já imaginou poder descobrir o que seu cão está sentindo? Sempre temos alguma dedução sobre isso, né? Quando os animais estão alegres é mais fácil identificar, pelo comportamento eufórico, mas nem sempre acertamos em cheio, segundo o biólogo japonês Joji Yamaguchi.
Ele criou uma coleira que revela as emoções dos cachorros, denominada Inupathy, junção das palavras inu (cachorro, em japonês) e empathy (empatia, em inglês). A invenção analisa os sinais biométricos do animal de estimação e logo em seguida informa o que ele está sentindo ao dono.
É um sensor que monitora e calcula a frequência cardíaca do cãozinho e que a distingue por meio de luzes coloridas. Cada cor é relacionada a um tipo de sensação. Ao aparecer a cor azul, significa que o cachorro está relaxado; vermelha, nervoso; branca, concentrado; e diversas cores, feliz. No mínimo interessante, vai?!
Para receber essas informações, o tutor do cão não precisa necessariamente estar perto dele. Como todo bom invento moderno, o Inupathy veio acompanhado de um aplicativo para smartphones, pelo qual o dono pode conhecer o que seu cachorro sente naquele momento e também registrar os dados biométricos anteriores. Funciona como uma ficha técnica das sensações do animal.
Além disso, descobrindo que o “amigo” quer se entreter, o app dá dicas de algumas brincadeiras e interações para o dono fazer com ele e melhorar o status.
Yamaguchi teve essa brilhante ideia, claro, pois queria entender melhor o seu animal de estimação. O cão do japonês, Akane, sempre latia para cães e gatos. Após o uso da coleira, foi possível decifrar que ele se sentia mais ameaçado pelos felinos, e em relação aos cachorros, tinha a curiosidade aguçada.
Quem se animou para colocar essa coleirinha em seu cãozinho pode, por enquanto, conhecer mais sobre ela no site oficial. Isso porque o produto ainda está em fase de testes e não tem previsão para começar a ser vendido.
Veja o vídeo abaixo sobre a Inupathy:
Fonte: Catraca Livre | Fotos: Inupathy