
Espelho d’água: muito mais que uma simples decoração
Belo e sofisticado, um espelho d’água em casa pode parecer apenas um elemento estético na arquitetura, mas, ao contrário do que muita gente pensa, é bastante funcional.
A presença da água no ambiente ajuda a elevar a umidade relativa do ar em locais secos, além de propor uma sensação de calmaria, relaxamento e bem estar, sobretudo para quem mora em áreas urbanas.
Diferente de um lago ornamental, o espelho d’ água é utilizado para o paisagismo e separação de ambientes. Pode ter formato reto, curvo e pouca profundidade. Muitos profissionais não indicam a criação de peixes e outros animais nesse espaço, apenas alguns tipos de plantas em projetos que fiquem em áreas externas.
A limpeza e manutenção de um espelho d’água são feitas por meio de um sistema de filtração, menos potente do que o utilizado em lagos. É semelhante ao de piscinas e primordial para evitar o uso de cloro e outros produtos químicos.
Os materiais mais utilizados na construção desse espaço são tijolos, cimento, vários tipos de pedras, estruturas de concreto e lonas de plástico. Além disso, alguns acessórios podem decorar, mas é ideal que o espelho d’água tenha características naturais, como um local sereno para deixar à casa e as pessoas mais purificadas e próximas à natureza.
O BDA separou alguns projetos charmosos de espelhos d’água para você se inspirar:
+ Projeto externo logo na entrada da casa
+ Espelho d’água incrível e decorativo, abaixo do piso
+ Em uma área externa com plantas ao redor, formato curvo e com muito espaço
+ Sofisticado e com ponte para divisão de ambientes
+ Abaixo da escada, na área interna na casa e com jardim de fundo
+ Um ótimo projeto de paisagismo, com a criação de um ambiente de descanso e interação, próximo à natureza
+ Outra proposta de espelho d’água abaixo da escada, com uma parte coberta com piso, jardim e elementos decorativos nas laterais
Fotos: Reprodução