
Especial Páscoa: os melhores destinos para quem ama chocolate
A Páscoa é a celebração favorita dos chocólatras. E não é por menos: lojas e supermercados ficam abarrotados de ovos de chocolate, fazendo a festa de crianças e adultos, com inúmeras opções de tamanhos e recheios.
Para quem deseja aproveitar a data para viajar, estes destinos oferecem excelentes iguarias o ano inteiro. Então escolha um (ou vários), monte a sua rota e leve uma mala vazia para encher de doces!
Equador
A maior cidade do país, Guayaquil, serve de entrada para a rota do cacau, no sul, onde está a província de Guayas. A região abriga várias fazendas que cultivam o fruto, tornando possível conhecer de perto o processo de plantio, cultivo e produção. Aliás, o Equador é o primeiro produtor de cacau fino do mundo, com mais de 70% da produção mundial, tornando-se um must visit para quem ama chocolates orgânicos.

México
Quem ama chocolate tem que colocar o país latino-americano na rota de viagens, especialmente a histórica cidade de Oaxaca. Seus habitantes são considerados os primeiros do mundo a utilizar o cacau, tornando a iguaria parte da cultura e da gastronomia. Aliás, uma das especialidades locais é o chocolate quente.

Já o Museu do Chocolate Nestlé, em Toluca de Lerdo, é o primeiro museu do México dedicado ao chocolate. Inaugurado em 2007, também chama atenção pela arquitetura contemporânea inspirada na arte do origami, assinada por Michel Rojkind. São mais de 600 m² com atrações que contam a história do chocolate, incluindo um teatro e um túnel, que leva os visitantes às áreas de produção da fábrica.

Bélgica
Cervejas e chocolates são o foco do turismo gastronômico belga. Em Bruxelas, é possível degustar e levar para casa alguns dos chocolates mais saborosos do mundo, com destaque para as chocolaterias Wittamer, Pierre Marcolini, Passion Chocolat, Jean-Philippe Darcis e Laurent Gerbaud. La também fica o Museu do Cacau e do Chocolate, que traz a história e o processo de produção desse alimento.

Suíça
Outro pequeno país europeu famoso pelos seus chocolates: assim como Bruxelas, Zurique é um paraíso para os chocólatras, com chocolaterias de encher os olhos e dar muita água na boca. Não deixe de saborear as delícias da Confiserie Sprüngli, Confiserie Teuscher, Max Chocolatier, Honold e Aeschbah Chocolatier, além de desfrutar de seus ambientes charmosos e aconchegantes.

Fonte: ArchDaily, Impulso Digital, Luxos, Salta Conmigo, Vida e Estilo Terra, Yummy Planet.