Top

Especial BDA | CARNAVAL: conheça a história do sambódromo do Anhembi, em SP

São Paulo, a selva de pedra, a terra da garoa, a cidade do carnaval… Ahn? É, quem tem acompanhado as últimas notícias sabe do que estamos falando: a população paulistana tem cada vez mais se interessado pela folia e saído de suas casas para curtir blocos de rua em diversos pontos da cidade.

E não há como falar de carnaval em SP sem discorrer sobre o Anhembi, que recebe a festa mais cheia de brasilidade na capital dos negócios. Para “comemorar” a chegada da data, vamos contar um pouco sobre a história do local.

Foto: Divulgação

O Anhembi foi inaugurado em 1970 durante a realização do Salão do Automóvel. Ele foi vislumbrado por Caio de Alcantara Machado, um publicitário que queria se tornar um pioneiro em feiras de negócios e, já naquela época, queria transformá-lo no maior polo de turismo de negócios da América do Sul.

Com mais de 400 mil m² de área total, divididos em três grandes áreas (Pavilhão de Exposições, Palácio das Convenções e Sambódromo), o complexo possui 18 espaços de vários tamanhos e que podem receber diversas funcionalidades.

Hoje administrado pela SPTuris, o Anhembi abriga feiras variadas, além de oferecer espaço para congressos, convenções, colações de grau, festivais, shows de artistas nacionais e internacionais, assim como apresentações esportivas, como a Fórmula Indy.

Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Quanto aos números, são impressionantes: são mais de 3,5 milhões de pessoas e em média 150 eventos de diversos segmentos e dimensões anualmente. Em 2015, uma pesquisa do Datafolha revelou que o Anhembi foi considerado o melhor centro de convenções de São Paulo.

Tanto é que o lugar já teve a presença do Papa João Paulo II, Dalai Lama, Fidel Castro, além do Ballet Bolshoi, Amy Winehouse, Michael Jackson e outras personalidades, sempre com ótimas repercussões.

Sambódromo

Como um dos principais polos de eventos e talvez o mais significativo, o local também é campeão de entretenimento na cidade quando se trata de Carnaval. Ele foi inaugurado em 1991 e comporta uma das mais importantes festas da cultura paulistana no Sambódromo do Anhembi, cujo projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer.

Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

O Sambódromo, como é mais comumente chamado, foi originalmente batizado de Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo. Sua pista é tradicionalmente chamada de Passarela do Samba e contém 530 metros de comprimento e 14 metros de largura. É por lá que passam as escolas de samba do grupo especial e de acesso da cidade.

Quando foi criado, há 26 anos atrás, a capacidade do Sambódromo do Anhembi era de 10 mil pessoas. Mas cinco anos depois, a capacidade foi ampliada para mais de 30 mil pessoas.

Foto: Reprodução

Mas se você pensa que por ser conhecido popularmente como “Sambódromo” o recinto só recebe escolas de samba e afins, está enganado. Ele abriga também diversos tipos de evento ao longo do ano, como shows, feiras e desfiles. O 7 de Setembro da capital paulista, por exemplo, é realizado no Anhembi desde 1998.

Em se tratando de shows internacionais, o Sambódromo já foi palco para grandes artistas, como Elton John, Kiss, Aerosmith e outros, além de festas como Skol Beats e Nokia Trends.

Algumas curiosidades sobre o Sambódromo do Anhembi:

  • Pista de 530 m de comprimento por 14 m de largura, com declive para evitar alagamentos.
  • Redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia, além de caixa d’água.
  • Área da Concentração: 23 mil m².
  • Área da Dispersão: 14 mil m².
  • Arquibancada Monumental (setor B), com capacidade para 7.748 pessoas, além de 8 camarotes.
  • Há ainda, ao longo da pista, 8 (oito) outros conjuntos de arquibancadas, com capacidade para abrigar 1.740 pessoas cada um (com exceção dos setores D e G, que comportam 1.447 pessoas), e 103 camarotes com estrutura de sanitários e lanchonetes, que acomodam de 10 a 90 pessoas cada um.
  • Capacidade total (arquibancadas e camarotes): 32 mil pessoas.
  • Sanitários: 580 unidades de fixos.

As fotos abaixo mostram um pouco de sua história, desde sua construção:

Construção do Sambódromo do Anhembi – Foto: Acervo Anhembi
Desenho do Sambódromo em dia de desfile – Acervo Anhembi
Maquete do Sambódromo por Oscar Niemeyer – Acervo Anhembi
Ex-prefeita Erundina na inauguração do Sambódromo do Anhembi, em 1991 – Foto: Acervo Anhembi

Gostou de conhecer mais sobre esse importante polo para o turismo de cultura e negócios? Tem alguma história marcante que tenha o Anhembi como cenário? Conte para a gente!


Fonte: Anhembi | SPTuris