Top

Escritório cria módulos para praticar esportes em pequenos espaços

 

modulo-de-lazer_01_blog-da-arquitetura
Cada lado do módulo é dedicado a um esporte diferente, com algumas regras modificadas para aproveitar melhor o espaço

Grande parte dos projetos de urbanismo divulgados por sites e revistas especializados em arquitetura e design focam no aproveitamento de grandes áreas ociosas, tornando-as espaços públicos. Já o escritório sul coreanos BUS Architecture resolveu seguir outro caminho.

Imagine uma cidade onde faltam espaços ociosos e áreas de lazer. Para compensar essa escassez, foi criado o Undefined Playground, um módulo com 3,6 metros de altura que funciona como estrutura recreativa. Sua montagem permite aos usuários praticar esportes como futebol, tênis, basquete ou Frisbee.

modulo-de-lazer_02_blog-da-arquitetura
Nesta configuração, a porta leva a um pequeno escritório

Feito de estrutura de aço leve e painéis de madeira, que podem ser abertos ou fechados para criar espaços diferentes, ele funciona como um origami. Algumas seções escondem nichos que podem ser utilizados como áreas para sentar e relaxar.  Tem até uma porta, que leva a um pequeno escritório. 

O módulo criado pelo BUS Architecture foi instalado no Parque da Inovação, em Seul, capital da Coreia do Sul. Lá, ele está sendo experimentado e testado pelos frequentadores. A ideia é levá-lo a regiões onde a prática de atividades esportivas seja limitada devido à falta de espaço ou à dificuldade em atender o número de pessoas interessadas.

Veja abaixo como o Undefined Playground pode ser desdobrado, adquirindo a configuração para jogo de futebol.

modulo-de-lazer_08_blog-da-arquitetura

modulo-de-lazer_07_blog-da-arquitetura

modulo-de-lazer_06_blog-da-arquitetura

modulo-de-lazer_05_blog-da-arquitetura

modulo-de-lazer_04_blog-da-arquitetura

modulo-de-lazer_03_blog-da-arquitetura
Fotos: Kyung Roh

Fonte: Dezeen