Top

Escola sustentável no Uruguai é a primeira da América Latina

O Uruguai saiu na frente e é o primeiro país da América Latina a investir em uma escola sustentável, desenvolvida totalmente com materiais 100% reaproveitados. Localizada na pequena comunidade de Jaureguiberry, região com pouco mais de 500 habitantes, a Ecoescula Sustentável chamou a atenção do mundo todo!

+ Como é a escola sustentável do Uruguai?

Quem vê o empreendimento nem imagina os materiais que foram usados na construção: 2.000 pneus, 5.000 garrafas de vidro, 2.000 metros quadrados de papelão e 8.000 latinhas de alumínio. A projeção foi feita pelo arquiteto norte-americano Michael Reynolds, responsável por vários projetos do gêneros em diversos países e com mais de 40 anos de experiência no ramo.

A Ecoescula pública uruguaia foi pensada com um conceito totalmente em respeito e aproveitamento do meio ambiente. Para começar, foi construído por mais de 200 voluntários do mundo todo. Além disso, ainda tem capacidade para sistemas de captação de energia solar e eólica, bem como uma horta com alimentos orgânicos cultivada pelos próprios alunos.

Atualmente, cerca de 45 crianças estudam na escola sustentável, número que deve ser ampliado futuramente para 100. Já o projeto deve ser levado para outros lugares tanto no próprio Uruguai quanto em outros países. Seria uma ótima para o Brasil, não é?

Confira mais fotos da Ecoescula sustentável:

uruguai escola sustentável
A fachada já chama atenção por si só, ainda mais com o teto solar!

 

ecoescuela sustentavel
Todo o material é de reaproveitamento. Perceba que há uma pequena horta na frente da escola sustentável

 

escola uruguai
Escola sustentável uruguaia foi construída por mais de 200 voluntários

 

escola sustentável uruguai
A fachada é bonita e chama a atenção dos moradores da comunidade!

 

ecoescuela uruguaia

ecoescuela uruguai