Top

Escada estimula exercício físico ao imitar teclas de piano

escada_01_blog-da-arquitetura

Pense rápido: quantas vezes você optou pela escada fixa, na saída do metrô, ao invés do comodismo da boa e velha escada rolante? Talvez o número de vezes possa ser contado nos dedos da sua mão. Afinal, quem não prefere poupar o esforço quando se tem a opção de ser praticamente levado ao nível superior?

Com pressa ou não, subir escadas é um exercício físico que pode ser inserido no seu dia a dia. E o melhor é que a única coisa que você vai gastar são as calorias. Porém, cada um faz as suas escolhas. O desafio tem sido estimular as pessoas a trocar a escada rolante pela fixa. A novidade é que em Estocolmo, capital da Suécia, um certo experimento deu certo.

Como? Na estação Odenplan, criaram teclas de piano nos degraus da escada fixa, literalmente. Além do efeito estético das placas pretas e brancas, imitando as teclas, foi instalado um dispositivo com sensor sonoro: a cada passo, é possível escutar um som, como se pessoa estivesse tocando piano nos degraus, com os próprios pés.

Não precisa nem dizer que o teste estimulou a escolha pela escada fixa, não é mesmo? O resultado foi o aumento de 66% do uso da escada tradicional. O melhor é que a ideia foi registrada, desde a instalação dos “degraus interativos” à surpresa das pessoas ao constatarem que subir a escada pode ser, sim, algo divertido.

[youtube //youtube.com/watch?v=2lXh2n0aPyw]

Saiba mais sobre este e outros projetos divertidos e educativos no site Fun Theory.