
Empresa transforma projeto nazista em condomínio luxuoso
Em 1936 Adolf Hitler ordenou a construção do que seria o maior complexo turístico do mundo, o denominado Prora. Esse enorme resort nazista começou a ser levantado três anos antes da Alemanha invadir a Polônia, em 39. O terreno é localizado na ilha de Rügen.
O ideal de Hitler ao mandar que construíssem Prora era oferecer conforto aos trabalhadores alemães após a rotina nas indústrias. Além disso, o local agradável ao povo funcionaria como um gesto político para aproximá-lo do líder nazista, já que a Gestapo atuava com “mãos de ferro”, de acordo com o historiador Roger Moorhouse.
Entretanto, com o início da Segunda Guerra Mundial, o projeto precisou ser paralisado, e até 2013 não havia sido retomado. Há exatos três anos a companhia imobiliária alemã Metropole Marketing adquiriu os direitos de remodelar Prora e construir, no lugar de uma simples casca de edifício, luxuosas casas de veraneio.
Ao todo são oito blocos que receberão as novas dependências e serão divididas entre Prora Solitaire Home e Prora Solitaire Hotel Apartments e Spa.
A expectativa da companhia é que a remodelação do antigo resort nazista seja realizada até 2022, apesar de já ter iniciado a venda dos apartamentos e das casas de veraneio. Os imóveis terão uma arquitetura moderna, com elevadores de vidro, piso aquecido e apresentarão uma incrível vista para o Mar Báltico.
Pelo visto, a fase sombria do local ficou mesmo no passado…
Fonte: Archdaily | Fotos: Divulgação Metropole Marketing