Top

Empresa holandesa cria casa que se parte em duas em caso de divórcio dos donos

Em breve, aquele problema comum de divisão de bens que acontece após um divórcio terá fim. Pelo menos é o que promete o escritório de arquitetura holandês OBA, que projetou uma casa que se parte em duas em caso de separação dos donos. Quer entender como?

casa que se parte em duas

Conhecido como Prenunptial Housing, o conceito garante a construção de um imóvel que possa ser dividido tranquilamente, separando inclusive cozinha e banheiro. Ou seja, com o divórcio definido, cada um fica com sua parte sem precisar entrar em guerra com o ex-parceiro e sem a necessidade daqueles diálogos burocráticos.

A ideia partiu de Kbiri Omar, um especialista em cultura pop e relações públicas, que acredita na realidade do projeto já em 2017. Mas, segundo o arquiteto Xander den Duijn, o maior desafio da equipe é desenvolver uma casa que pareça única, mas trata-se de duas unidades independentes. Para isso, eles têm usado materiais leves como fibra de carbono e madeira semitransparentes – com instalação disponível tanto em terra firme quanto sobre a água.

Xander garante ainda que já existem muitos pedidos para que a casa esteja disponível no mercado, tanto de empresas quanto de pessoas (que já pensam no fim do relacionamento, será?), sobretudo em países como Portugal, Hungria e Bélgica, locais onde se concentram as maiores taxas de divórcio do mundo.

Mais do que isso, o futuro permite esse tipo de construção (chamada até de Tetris real por algumas pessoas) também pela necessidade de divisão de herança ou otimização de espaços, como uma nova tendência que ajudaria as mais diversas famílias. Resta saber se o projeto do OBA realmente irá se popularizar.

Em todo caso, embora seja vista como ”triste” para muita gente, é uma ideia interessante. Você teria coragem de comprá-la logo no início do casamento ou na vida a dois com o parceiro? Um pouco ”tenso”, não é?