
Embalagens de sorvete formam a estrutura dessa biblioteca na Indonésia
Mais um exemplo de compromisso com a arquitetura sustentável! Dessa vez encontramos uma biblioteca incrível na Indonésia feita com 2 mil embalagens de sorvete! Pra você ver que, quando há criatividade e força de vontade, muita coisa bacana pode acontecer, não é mesmo?
O projeto foi idealizado pela empresa de arquitetura e urbanismo SHAU Bandung, como parte de um protótipo que visa a construção de dezenas de outras bibliotecas semelhantes por todo o país. É uma forma que encontraram de incentivar a leitura, unindo a educação à reutilização de resíduos sólidos.
E a iniciativa não poderia ter vindo em melhor momento, já que a população da Indonésia, de acordo com pesquisas recentes feitas no país, está diminuindo o hábito da leitura drasticamente. Esse espaço criativo surgiu para fomentar um maior consumo de livros por habitante.
Além disso, o prédio servirá como um ambiente geral de cultura, garantindo o acesso a livros, mas também a vídeos, cursos e palestras, entre outras mídias, para adultos e crianças. Isso tudo de forma gratuita.
Sobre a segurança da estrutura do empreendimento, a empresa diz que utilizou técnicas simples da construção civil e não oferece qualquer risco ou incômodo. O clima local ajuda bastante também, evitando a climatização do espaço.
As embalagens de sorvete foram colocadas de tal forma que favorecessem uma ventilação natural e agradável. Também por conta disso, há entrada de luz solar no local, dispensando o uso de energia elétrica.
Depois de tudo isso, alguma crítica a fazer?
Fonte: The Greenest Post | Foto: Divulgação