Top

Edward Curtis, o fotógrafo que registrou os nativos da América do Norte

Durante mais de 20 anos, o fotógrafo norte-americano Edward Curtis (1868-1952) se dedicou a registrar os povos indígenas da América do Norte. Além do interesse pessoal pela cultura e a vida das tribos, ele recebeu uma oferta do magnata J.P. Morgan para criar um projeto documentário sobre os primeiros habitantes do continente.

Edward_Curtis_01_blogdaarquitetura
A Kutenai duck hunter (1910): caçador de patos da tribo Kutenai (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

Durante o período, que começa no início do século XX e se estende até meados dos anos 1920, Curtis montou uma equipe de especialistas e atravessou a América do Norte. Fotografou mais de 80 tribos diferentes, compilando 40 mil imagens e coletando relatos orais de histórias, lendas e biografias. O resultado desse trabalho imenso foi uma série de 20 volumes intitulada The North American Indian.

O fotógrafo produziu retratos e imagens do cotidiano das tribos, destacando o contato com a natureza e as vestes típica. Alguns consideram o trabalho um tanto estereotipado, já que Curtis exalta a imagem do “nobre selvagem” e registra tudo como se os povos indígenas estivessem na era Pré-Colombiana, ou seja, antes do descobrimento da América e da colonização do continente pelos europeus.

Ainda que as imagens não situem os indígenas no período corrente e deixe de fora os sinais e, consequentemente, o impacto da civilização ocidental, as obras são de grande importância para o estudo da cultura dos povos nativos da América do Norte, especialmente pelo seu caráter documentário, que agrega também áudios e transcrições das tradições orais.

Edward_Curtis_02_blogdaarquitetura
A group of Navajo in the Canyon de Chelly, Arizona (1904): um grupo da tribo Navajo no Cânion de Chelly, no Arizona (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

 

Edward_Curtis_03_blogdaarquitetura
Sioux chiefs (1905): chefes da tribo Sioux (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

 

Edward_Curtis_04_blogdaarquitetura
Kwakiutl people in canoes in British Columbia (1914): tribo Kwakiutl em canoas na região da Columbia Britânica (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

 

Edward_Curtis_05_blogdaarquitetura
An Apsaroke mother and child (1908): Mãe e criança da tribo Apsaroke (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

 

Edward_Curtis_06_blogdaarquitetura
A Hupa woman (1923): mulher da tribo Hupa (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

 

Edward_Curtis_07_blogdaarquitetura
Okuwa-Tsire, also known as “Cloud Bird,” of the San Ildefonso Pueblo (1905): Okuwa-Tsire, também conhecido como “Pássaro da Nuvem” (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

 

Edward_Curtis_08_blogdaarquitetura
A Qagyuhl man dressed as a bear (1914): homem da tribo Qagyuhl vestido de urso (Crédito: Edward. S. Curtis/ Library of Congress)

 

Fonte: Mashable