
Edifício de São Paulo está entre os 10 melhores do mundo
Na lista dos 10 melhores edifícios de concreto do mundo, de acordo com crítico do "The Guardian" está uma construção brasileira.O jornal inglês “The Guardian” elegeu os dez melhores edifícios de concreto do mundo. E entre eles está uma construção que chama a atenção na cidade de São Paulo: o Sesc Pompeia. Construído onde antes funcionava uma antiga fábrica de tambores, o local foi transformado em um espaço cultural e de lazer.

Obras como o Pantheon de Roma, o Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e a Igreja de Saint-Jean-de-Montmartre, em Paris estão na lista. E o edifício que representa o Brasil é um dos exemplos de ousadia, em uma construção erguida após a recuperação da antiga fábrica, o que foi realizado em 1986 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural e é considerado um dos maiores exemplos do brutalismo brasileiro.
“Sabendo que uma mudança de direcionamento político poderia acabar com projetos de intenção social como este, Bo Bardi o fez como uma fortaleza: uma citadela da liberdade, como era chamado. As aberturas das janelas, que parecem ter sido feitas aos murros por homens das cavernas, são incríveis”, foram as palavras do crítico de arquitetura Rowan Moore, responsável pela lista do “The Guardian” sobre a construção do Sesc Pompeia.

Na lista divulgada pelo jornal foram considerados os seguintes melhores edifícios arquitetônicos, construídos com concreto, em ordem de escolha: o Pantheon de Roma (Itáia), a Unité d’Habitacion em Marselha (França), o restaurante Los Manatiales, na Cidade do México (México), o Banco de Londres e América do Sul, em Buenos Aires (Argentina), o Saint-Jean-de-Montmartre, em Paris (França), o Sesc Pompeia, em São Paulo (Brasil), o Pavilhão de Portugal, construído para a Expo 98, em Lisboa (Portugal), a Livraria da Escola Técnica de Eberswalde, na Alemanha, o Mosteiro de St John’s, no Minnesota (EUA) e a Poli House, em Coliumo, no Chile.
Referências: The Guardian, Arch Daily, AU Pini