
É necessário saber desenhar para fazer Arquitetura?

Quando se trata de ingressar em um curso superior de Arquitetura, uma das dúvidas mais frequentes dos candidatos é se realmente é necessário saber desenhar e fazer maquetes antes mesmo de entrar no curso. Pensando nisso, o Blog da Arquitetura vai esclarecer esta e outras dúvidas que você ainda possa ter a respeito do curso.
Primeiramente, o motivo desta dúvida tão difundida realmente possui fundamento, pois até hoje é bastante comum algumas faculdades de Arquitetura e Urbanismo requisitarem um teste prévio de aptidão, onde os concorrentes realizam esboços de desenhos ou trabalham suas habilidades motoras em construções de maquetes e afins. Apesar disso, o que vemos atualmente é que aos poucos este tipo de prática está caindo em desuso.
+”Afinal, eu preciso ou não saber desenhar?”
Com a evolução da tecnologia, a principal ferramenta de um arquiteto passa a ser um computador, sendo que durante o curso é essencial o domínio dos programas de CAD e também dos softwares de modelagem 3D. Apesar da importância, muita das vezes a faculdade não oferece tanto suporte ao aprendizado desses recursos, o que faz o profissional buscar uma alternativa externa para aprimorar o uso destas ferramentas.

Quanto ao desenho à mão, ele também está muito presente ainda na vida dos arquitetos, entretanto, mais como uma forma rápida de se realizar os primeiros esboços de um projeto do que como uma forma técnica de apresentação. Portanto, ter uma noção de desenho pode ser interessante, mas não chega a ser um pré-requisito, até pelo fato de que durante o curso você terá diversas oportunidades para aprimorar seu desenho livre.
Resumindo, se você tem o sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo, mas não é nenhum gênio na hora de pegar o lápis e papel, não desista por causa disso. A dedicação irá contar mais que qualquer outra coisa, e a criatividade e o aprendizado dos principais softwares é o que realmente irá destacar um bom profissional.
Fonte: Architectural Review