Top

E agora? Rede hoteleira deixará a administração do icônico Hotel Nacional no RJ

Em dezembro de 2016, após passar por restaurações, o icônico Hotel Nacional – projetado por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx e localizado no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro – foi reinaugurado. A previsão de sua reabertura, inicialmente, era para atender a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016, mas com o atraso das obras, isso não foi possível.

Na ocasião, o Blog da Arquitetura fez uma matéria contando um pouco mais do projeto arquitetônico e do retrofit. Caso você não tenha visto, confira aqui.

Ainda em 2016 o hotel passou a ser administrado pela rede espanhola Gran Mélia. Entretanto, a empresa anunciou a descontinuidade da administração, sendo um dos principais motivos a inviabilidade do centro de convenções e eventos (o espaço não foi aberto até hoje).

Foto: Reprodução.

Saiba mais

Por ser um patrimônio tombado, foram necessárias diversas negociações para realizar as reformas e restaurações. Com problemas técnicos, muitos espaços ainda não tiveram suas obras acabadas, o que inviabiliza o negócio. A empresa deixará a administração em 31 de março e ainda não se sabe quem continuará responsável pelo hotel.

Foto: Reprodução.

Comunicado

Em comunicado, a rede disse que o não interesse em continuar se deve ao fato de o centro de convenções não estar funcionando, o que prejudica a geração de negócios, mesmo a cidade sendo um destino turístico e palco de grandes eventos.

A empresa também relatou que a crise de segurança no Rio de Janeiro aumenta os desafios na administração, devido à repercussão internacional negativa que acaba afetando o mercado, embora acreditem que isso será superado em um futuro próximo.

Como ainda não se sabe qual e se alguma empresa assumirá a administração do hotel, o que resta é aguardar novas informações.