
Doria contrata arquiteto Jaime Lerner para revitalizar o centro de São Paulo
O urbanista Jaime Lerner foi contratado para o projeto de requalificação do centro da cidade de São Paulo na última semana. Financiada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP), a vinda de Lerner é mais uma das ações da prefeitura que compõe a iniciativa “Cidade Linda“. Quem fez o anúncio foi o prefeito de São Paulo, João Doria.
O trabalho a ser desenvolvido pelo arquiteto será versátil. Os projetos vão permear desde as áreas de habitação até áreas externas históricas e de lazer, como parques, praças e museus.
Até mesmo o Minhocão, um dos principais focos do urbanista e que, segundo Doria, não será demolido mas passará por uma “requalificação”, será incluído no programa voltado ao paisagismo.

+Jaime Lerner
Para quem não sabe, Jaime Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba, duas vezes governador do Paraná, além de ter presidido a União Internacional dos Arquitetos.
Ele é reconhecido internacionalmente pelas soluções que levaram a capital paranaense a ser considerada “cidade modelo” na década de 1990, especialmente nas áreas de transporte e meio ambiente.
Em entrevista à BBC, em março deste ano, Lerner defende ações rápidas e pontuais para resolver os problemas das cidades – classificadas por ele como “acupuntura urbana” – e que demandam, diz ele, coragem e iniciativa das autoridades. À mesma publicação, critica a ideia de querer aplicar soluções de grandes cidades do exterior no Brasil.
“Ele (brasileiro) fica encantado, mas não reproduz as soluções aqui. Quando chega de volta ao Brasil, volta a querer separar, dar prioridade ao automóvel, volta a se entregar a soluções que não vão fundo no problema”, afirma.

Vamos aguardar então para ver como serão as ações do arquiteto em Sampa. É importante lembrar que Doria é famoso por buscar referências gringas para implantar na capital paulista.
+ Notas sobre a escolha de Doria
Há inúmeras críticas quanto a escolha de Lerner para o cargo, já que o escritório do ex-político já foi alvo de investigações da Polícia Federal por supostas fraudes na licitação para construções do Tocantins.
Além disso, a polêmica se dá também sobre os projetos que, na condição de prestador de serviços, ele assina em Porto Alegre: a revitalização do Cais Mauá, pela qual foi contratado sem concurso público pela prefeitura.
O que você achou da escolha de Doria para revitalizar SP? Não vamos mentir que o profissional possui um currículo de mestre e é dono de projetos lindos, como o Jardim Botânico de Curitiba.
Fonte: Casa Vogue, G1, BBC