
Diferentão: esse capacete possui luzes de freio e setas para facilitar a vida dos ciclistas

O Código de Trânsito Brasileiro exige que toda bicicleta esteja equipada com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. O capacete, por outro lado, não é obrigatório pela legislação brasileira.
Apesar da não obrigatoriedade, o uso do acessório é recomendado para proteger a cabeça do usuário em caso de acidente. Mas, uma invenção promete incentivar o uso do capacete e com mais uma utilidade: luzes de alerta. Trata-se do Lumos, um equipamento que visa dar mais segurança aos ciclistas.
Sabemos que pedalar em uma grande cidade, em meio ao trânsito, exige muita atenção e até jogo de cintura. Apesar de as ciclovias cumprirem seu papel na medida do possível, o ciclista deve considerar que, às vezes, é necessário interagir com outros veículos e sinalizar antes de fazer determinadas manobras.

Por isso, o Lumos tem luz de freio vermelha, que ajuda a alertar quem estiver atrás da bike, bem como luzes de seta amarelas, que avisam quando for virar à esquerda ou à direita, igual aos veículos motorizados. Para controlar a sinalização mostrada pelo capacete, basta encaixar um pequeno controle remoto sem fio no guidão.
Já as luzes de freio são disparadas por meio de um acelerômetro, que detecta quando há uma rápida desaceleração. Como o capacete funciona com bateria, ele possui um aplicativo iOS para monitorar o nível de energia tanto da bateria como do controle remoto. Então, não se preocupe: caso precise recarregá-la, receberá uma notificação, como na imagem abaixo:

A ideia que nasceu em Harvard
O Lumos surgiu enquanto seus criadores, Jeff Chen and Ding Eu-wen, estudavam engenharia em Harvard. Era apenas um projeto paralelo da dupla, que percebeu o interesse das pessoas no protótipo, caso ele realmente existisse.
Assim, eles lançaram uma campanha no Kickstarter, para viabilizar a produção do capacete. Foi um sucesso. Antes de finalizar o projeto, eles precisaram fazer alguns ajustes, inclusive no design, para deixá-lo, digamos, mais bonito. Futuramente, Chen e Ding pretendem instalar um tracker de passeio na peça, para coletar dados e exportá-los a aplicativos de treino.
O Lumos está à venda neste site por US$ 169. Mas, infelizmente, ainda não é entregue no Brasil.

O pequeno controle no guidão ativa a função das setas (Foto: Lumos)
Veja também:
Guarde sua bicicleta com design e muita criatividade
Conheça 10 ciclovias pelo Mundo
Mexicanos que adotarem bicicleta como meio de transporte terão impostos deduzidos
Fonte: Mashable e A Bicicleta na Cidade