Top

Dicas para aumentar a criatividade

Criatividade blog-da-arquitetura

A criatividade é algo que já temos desde o nascimento, ou é possível aprimorá-la ao longo do tempo? Há exercícios que podemos fazer para estimular nossa criatividade, assim como nossa memória e atenção?

Em entrevista ao jornal português Público, o neurocientista John Kounios, professor de Psicologia da Universidade de Drexel, na Filadélfia (EUA), explica que a criatividade tem origem em um estado cerebral particular. Quando atingimos esse estado mental, aumentamos a possibilidade de momentos criativos.

Então, com base em estudos científicos, percebemos que sim, é possível incentivar nossas ideias criativas no dia a dia, com atitudes mais simples do que imaginamos. Conheça alguns passos que podem ajudar a exercitar nosso cérebro e exercícios para aumentar a criatividade.

criatividade-ideias blog-da-arquitetura

+ Brainstorm

Muitas vezes nos vemos diante do planejamento de um novo projeto, e queremos que ele seja tão inovador, que podemos nos esquecer de um exercício básico que, além de ajudar na organização de ideias, é um estímulo à nossa capacidade de pensamento e criatividade. Deixe fluir tudo o que lhe vier na cabeça sobre o assunto. Não interrompa o fluxo de pensamento, e anote em um papel as ideias que vão surgindo – por mais absurdas que pareçam em certo momento.

Este é um exercício que pode ser feito também em conjunto com outras pessoas. Mesmo que algumas ideias sejam descartadas, este é um método que gera um rico fluxo de pensamentos e imaginação.

+ Ser Positivo

Criar condições que permitam um fluxo de ideias também está relacionado a uma postura mais positiva de cada pessoa. Estudos científicos confirmam que um pensamento positivo leva a uma maior segurança, que nos permite arriscar mais e, como consequência, sermos mais criativos.

+ Ter um momento de pausa

Já passou por aquela situação em que, pensando sobre um determinado projeto, não conseguimos avançar porque as ideias não chegam? Este pode ser o momento ideal para uma boa pausa. Fazer uma outra atividade que nos permita esquecer o ponto em que estávamos fixados – e bloqueados – ajuda o cérebro a se tornar mais sensível ao que está ao nosso redor, o que nos permite estar mais alertas e pensar em novas possibilidades e soluções.

brainstorm blog-da-arquitetura

+ Brincar

Jogos lúdicos, quebra-cabeças e brincadeiras que, à primeira vista parecem infantis, mas que estimulam, e muito, nosso cérebro. Além de relaxarem e representarem um alívio das pressões diárias, estimulam nosso pensamento criativo e também ajudam a aprimorar nossa capacidade de concentração.

+ Seguir a intuição

Algo me diz que…a intuição pode incentivar nossa criatividade. Uma ideia que chega sem avisar, muitas vezes sem um sentido aparente, pode ser o que faltava para promover a inovação. Basta confiar na ideia e buscar desenvolvê-la.

+ Sair da zona de conforto

Tentar algo diferente e estar diante de novos desafios estimula nossa criatividade para agir em situações inesperadas que não teríamos vivenciado normalmente. Buscar outras experiências têm como consequência uma nova visão de mundo, e o encontro de soluções inovadoras.

+ Se permitir ir além

Procurar se libertar de velhos hábitos e conceitos preconcebidos, sem impor limites à imaginação, é um passo importante. Com dedicação e força de vontade, aliados a um pensamento renovado, abrimos espaço para novas ideias e para a criatividade. Vale a pela arriscar.

Criativo blog-da-arquitetura

 

Gostou? Vale lembrar que a criatividade é importante tanto em questões profissionais como pessoais, e não é preciso utilizar com moderação!

Referências: Público, Galileu

Imagens: Escola de Criatividade, Projeto Draft, Empreender para Inovar