Ícone do site Blog da Arquitetura

Como fazer um planejamento de obra do começo ao fim [+ E-BOOK GRATUITO]

Gerir uma obra do início ao fim não é fácil, ainda mais se considerarmos a complexidade e singularidade das novas construções, a variedade de materiais e insumos, entre outros fatores. Para que o projeto como um todo dê certo, sem discrepância de valores e sem grandes problemas com o prazo, é preciso um bom planejamento.

Por isso, a matéria de hoje traz 6 dicas fundamentas de como fazer um planejamento do início ao fim. Vamos nessa?

Fonte: Shutterstock.

1. Tudo começa pelo orçamento

Como diz o jargão: quer pagar quanto? Essa é a informação inicial mais importante que você precisa receber do cliente e o que dá um norte para todas as etapas da obra. Somente tendo esse limite de gastos é que será possível traçar um projeto viável, que não comprometa a saúde financeira do cliente nem o surpreenda negativamente.

2. Avalie onde é possível reduzir custos

Para saber onde é possível economizar, é fundamental fazer uma estimativa de custos com precisão. Por isso, busque sempre duas ou três alternativas de preço para cada um dos itens listados, pois além de ajudar com o corte de gastos excessivos, esse exercício também permite que você entenda as oscilações de qualidade, serviço e preço no mercado. O processo de negociação faz toda a diferença no orçamento final de uma obra, e utilizando a tecnologia a seu favor é possível obter orçamentos mais assertivos!

3. Elabore um cronograma

Tenha em mente que o cronograma é como um mapa da obra e irá indicar a ordem e a sequência dos acontecimentos, bem como quem são os prestadores de serviços e profissionais envolvidos e quando eles serão acionados. Esse documento está diretamente relacionado ao orçamento, o que vai permitir que você tenha uma visão macro do projeto (também conhecido como cronograma físico-financeiro).

Fonte: Shutterstock.

4. Atenção aos detalhes

Alguns detalhes fazem toda a diferença em um planejamento e não podem (nem devem) ser deixados de lado. Os principais são: as responsabilidades sociais e trabalhistas, as leis ambientais e, claro, as responsabilidades com o cliente.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Para que as coisas não saiam do controle, existem diversos softwares de gerenciamento e execução de projetos e obras, muitos deles hospedados em nuvem, o que facilita o acesso às informações sempre que necessário, independente de onde estiver.

6. Conheça o Veja Obra

Este é um software online criado especialmente para arquitetos e designers de interiores, focado na gestão e execução de projetos. O grande diferencial do Veja Obra em relação aos demais é seu design interativo e intuitivo, o que elimina a necessidade de longos treinamentos para saber como usá-lo, além de seu preço super acessível (menos de R$ 100,00/mês)! Ele foi pensado para entregar produtividade e eficiência para sua equipe.

+BÔNUS

No site do Veja Obra é possível experimentar o software por 30 dias e, em parceria com o Blog da Arquitetura, disponibilizamos esse e-book GRATUITO que conta, com riqueza de detalhes, como planejar e gerenciar sua obra do início ao fim. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.

Sair da versão mobile