
Dicas de exposições em São Paulo para aproveitar nas férias
Quem disse que as férias de verão são ideais somente para curtir praia, piscina ou cinema? Muitos museus e centros culturais estão com uma programação imperdível no período. Então, que tal se programar e aproveitar ao máximo esses dias de folga?
Héctor Zamora | Dinâmica não Linear, no Centro Cultural São Paulo
Composta de obras e intervenções do artista mexicano Héctor Zamora, a retrospectiva traz 24 obras construídas a partir de elementos da arquitetura, valorizando e debatendo a arte contemporânea internacional. São vídeo-instalações, desenhos, esculturas tridimensionais de concreto e tijolos, fotografias e registros de intervenções. Em cartaz até 2 de janeiro de 2017.
Gaudí: Barcelona, 1900, no Instituto Tomie Ohtake
A mostra apresenta o legado do arquiteto catalão Antoni Gaudí (1852-1926), autor de obras como a igreja Sagrada Família, o Parque Güell e a Casa Batlló, em Barcelona. São 46 maquetes, sendo quatro em escalas monumentais, 25 peças criadas por Gaudí, de maçanetas de metal a peças em cerâmica e madeira, e cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos do período. Em cartaz até 5 de fevereiro de 2017.
Djanira: Cronista de Ritos, Pintora de Costumes – Coleção Museu Nacional de Belas Artes, no Centro Cultural Correios de São Paulo
A mostra exibe mais de 120 obras da pintora paulista Djanira da Motta e Silva (1914-1979), dentre elas óleos, têmperas, guaches, acrílicas, gravuras e nanquins produzidos entre 1940 e 1979. A telas trazem cenas cotidianas urbanas e rurais, com personagens diversos como pescadores, trabalhadores do campo, mulheres rendeiras, costureiras e santos de sincretismo religioso. Em cartaz até 5 de fevereiro de 2017.
Silvio Santos vem aí!, no Museu da Imagem e do Som
Ao traçar um paralelo da trajetória do apresentador de TV e empresário com a evolução do sistema de rádio e televisão brasileiros, a exposição retrata momentos importantes de sua carreira por meio de depoimentos, objetos, fotos e vídeos exclusivos. São 30 áreas e 400 itens que narram a história de Silvio Santos em uma espécie de linha do tempo. Em cartaz até 12 de março de 2017.
Fotos: Divulgação