Ícone do site Blog da Arquitetura

Dica cultural: arquiteto Paulo Mendes da Rocha ganha exposição em São Paulo

A programação cultural de São Paulo está com tudo no primeiro semestre de 2017! O homenageado da vez é o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que ganhou uma mostra no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE. Intitulada Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, a exposição apresenta mais de 50 obras de 25 artistas. São nomes como Caio Reisewitz, Carmela Gross, Cildo Meirelles e Iran do Espírito Santo.

Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, com projeto de Paulo Mendes da Rocha (Foto: Nicolas de Camaret/ Arquivo Arq)

A curadoria fica por conta de Cauê Alves e Guilherme Wisnik. Os dois trabalharam para estabelecer um paralelo entre arte e arquitetura brutalista paulistana. Para isso, o foco é nas obras de Mendes da Rocha. Aliás, o próprio projeto do MuBE, que foi inaugurado em 1995, é de sua autoria.

Quem visitar a exposição, que fica em cartaz até o dia 2 de julho de 2017, poderá conferir de perto obras tridimensionais, fotografias, pinturas e desenhos dos artistas convidados. Uma maquete do MuBE veio especialmente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), recebendo lugar de destaque.

Maquete do MuBE que pertence ao acervo do MoMA (Foto: Assessoria de Imprensa do MuBE)

Homenagem a um mestre

Todo o conteúdo de Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha está relacionando com a arquitetura e os elementos estruturais do museu. Há referências às paredes de concreto, à marquise e à paisagem concebidas pelo arquiteto homenageado.

Mendes da Rocha nasceu em 1928, na cidade de Vitória (ES). Filho de engenheiro, ajudou o arquiteto João Batista Vilanova Artigas a estabelecer uma visão social e humanista à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidadede São Paulo (FAU-USP).

Em 2006, tornou-se o segundo brasileiro a receber o Prêmio Pritzker de arquitetura. É coautor de outros projetos reconhecidos internacionalmente, como a reforma e modernização da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a reurbanização da Praça do Patriarca e o Museu Nacional dos Coches – este último, em Lisboa.

Detalhe da Casa Butantã, de Mendes da Rocha (Foto: Assessoria de Imprensa do MuBE)

+Serviço

A exposição acontece de terça à domingo, das 10h às 18h, no MuBE: Avenida Europa, 218. Entrada gratuita.

Fonte: ArchDaily Brasil, MuBE e Revista Nossa América.

Sair da versão mobile