
Dica cultural: arquiteto Paulo Mendes da Rocha ganha exposição em São Paulo
A programação cultural de São Paulo está com tudo no primeiro semestre de 2017! O homenageado da vez é o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que ganhou uma mostra no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE. Intitulada Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, a exposição apresenta mais de 50 obras de 25 artistas. São nomes como Caio Reisewitz, Carmela Gross, Cildo Meirelles e Iran do Espírito Santo.

A curadoria fica por conta de Cauê Alves e Guilherme Wisnik. Os dois trabalharam para estabelecer um paralelo entre arte e arquitetura brutalista paulistana. Para isso, o foco é nas obras de Mendes da Rocha. Aliás, o próprio projeto do MuBE, que foi inaugurado em 1995, é de sua autoria.
Quem visitar a exposição, que fica em cartaz até o dia 2 de julho de 2017, poderá conferir de perto obras tridimensionais, fotografias, pinturas e desenhos dos artistas convidados. Uma maquete do MuBE veio especialmente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), recebendo lugar de destaque.

Homenagem a um mestre
Todo o conteúdo de Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha está relacionando com a arquitetura e os elementos estruturais do museu. Há referências às paredes de concreto, à marquise e à paisagem concebidas pelo arquiteto homenageado.
Mendes da Rocha nasceu em 1928, na cidade de Vitória (ES). Filho de engenheiro, ajudou o arquiteto João Batista Vilanova Artigas a estabelecer uma visão social e humanista à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidadede São Paulo (FAU-USP).
Em 2006, tornou-se o segundo brasileiro a receber o Prêmio Pritzker de arquitetura. É coautor de outros projetos reconhecidos internacionalmente, como a reforma e modernização da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a reurbanização da Praça do Patriarca e o Museu Nacional dos Coches – este último, em Lisboa.

+Serviço
A exposição acontece de terça à domingo, das 10h às 18h, no MuBE: Avenida Europa, 218. Entrada gratuita.
Fonte: ArchDaily Brasil, MuBE e Revista Nossa América.