Top

Designers projetam academia flutuante para o rio Sena, em Paris

Uma das atividades favoritas de quem visita Paris, além das fotos na Torre Eiffel e da Monalisa no Louvre, é comer. Afinal, a Cidade Luz concentra alguns dos melhores restaurantes do mundo. Por isso, um passeio para os turistas que desejam unir o útil ao agradável é jantar em um restaurante flutuante sobre o rio Sena.

Para jantar sobre as águas do Sena, não faltam opções. São barcos de tamanhos variados, com culinárias diversas e valores que atendem até os bolsos, digamos, mais glamourosos. Mas a vida em Paris não é feita apenas de comida. Afinal, manter a forma também é uma atividade importante, seja caminhando pelas ruas da capital francesa ou em uma academia climatizada.

Mas se é possível almoçar ou jantar enquanto se desfruta da mítica e charmosa paisagem do Sena, por que não exercitar-se com uma paisagem tão inspiradora bem à sua frente? É exatamente isso que o escritório italiano de design Carlo Ratti Associati está propondo: uma academia de ginástica flutuante.

Paris Navigating Gym, academia flutuante projetada para circular sobre o rio Sena, em Paris

Energia humana

Batizado de Paris Navigating Gym, o projeto foi desenvolvido em parceia com a marca de equipamentos fitness Technogym, o Terreform ONE e o instituto de regeneração urbana URBEM. Com 20 metros de comprimento, o barco tem capacidade para até 45 pessoas.

A ideia é que a academia seja acessível a qualquer pessoa, não necessitando que os usuários adquiram aqueles planos caros de fidelidade, podendo desfrutar do espaço quando quiserem. O barco, aliás, navegaria sobre o rio graças aos exercícios dos usuários, que gerariam energia durante o percurso.

Para movimentar o Paris Navigating Gym, os aparelhos aproveitariam o potencial de cada pessoa para transformar em uma experiência urbana que integraria o Sena na infra-estrutura de mobilidade da cidade. Por isso, um exercício na ergométrica ou em outros equipamentos ajudaria a alimentar o barco, como se fosse um “combustível” limpo.

Equipamentos ARTIS, da Technogym, aproveitariam o potencial dos usuários para gerar energia e navegar pelo rio

Outra ótima ideia é que a academia flutuante não seja sazonal e funcione em todas as épocas do ano. Especialmente no verão, quando a cobertura de vidro transparente ficaria aberta, permitindo visualizar o belo panorama às margens do rio Sena.

Para treinos mais interativos, telas de realidade aumentada mostrariam a quantidade de energia proveniente das atividades físicas, além de dados sobre as condições ambientais do rio – tudo em tempo real e por meio de sensores instalados no barco.

Telas de realidade aumentada exibiriam o rendimento dos treinos e mostrariam dados sobre o rio

Desse jeito fica fácil manter a forma durante as férias, não é mesmo?

 

Fotos: Carlo Ratti Associati. Fontes: Exame.comCarlo Ratti Associati