
Designer cria geladeira sustentável que funciona sem eletricidade
Quando se pensa em conservação de alimentos sem energia elétrica, o que vem à cabeça são as eras primitivas, quando era necessário salgar, defumar ou secar ao sol, entre outras técnicas para manter a integridade do que ia ser comido.
E é a partir de conceitos antigos como esses que o designer holandês Floris Schoonderbeek desenvolveu uma geladeira que funciona sem eletricidade. O aparato foi construído para ser enterrado, e com isso, utilizar a energia proveniente da própria terra, para conservar os alimentos nele guardados.
O refrigerador recebeu o apelido de Groundfridge e foi idealizado principalmente para alertar sobre o uso demasiado de recursos energéticos e a emissão de gases tóxicos das geladeiras, se transformando em uma solução viável para esse problema mundial.
Segundo Schoonderbeek, o pequeno frigorífico, como ele se refere à geladeira, ao ser enterrado no chão, garante uma temperatura constante de 10 a 12ºC em qualquer estação do ano. Essa é a temperatura ideal para manter vinhos, queijos, frutas, verduras e legumes em ótimas condições para consumo.
Produzido com poliéster leve, o Groundfridge tem muita resistência ao calor e à umidade, além de não sofrer danos com raízes de árvores que estiverem plantadas aos arredores.
O inventor explica que a engenhoca sustentável pode ser instalada no subsolo ou acima dele, mas sempre sendo coberto com terra, pois é ela que estabiliza a temperatura.
A novidade é capaz de armazenar 20 vezes mais alimentos que as geladeiras tradicionais. Com seu design côncavo e suas prateleiras, ela consegue guardar aproximadamente 500 quilos de alimentos.
Outras geladeiras sem energia elétrica
MittiCool
O artesão indiano Mansukhbai Prajapati inventou uma geladeira que funciona sem eletricidade e que é muito acessível: custa apenas R$ 135. Sua criação ganhou o nome de MittiCool e é feita com cerâmica. Uma câmara de água é o que ajuda a refrigerar os alimentos, utilizando-se dos mesmos conceitos dos filtros antigos de cerâmica. Além da conservação, que dura até três dias, a mini geladeira tem uma torneira que libera água fresca filtrada pronta para beber.
Zeer Pot
O nigeriano Mohammed Bah Abba teve a ideia de transformar a vida de inúmeras comunidades africanas, que não têm maneiras de conservar os alimentos onde moram. Ele inventou uma geladeira de baixo custo sem eletricidade e que é muito simples de fabricar em casa. Basicamente, um vaso de barro menor é colocado dentro de outro maior, e o espaço entre os dois é preenchido com areia molhada. No interior do vaso menor podem ser colocados diversos alimentos, que depois devem ser cobertos com um pano úmido. A refrigeração acontece porque a água da areia, ao se evaporar, expele o calor e abaixa a temperatura do dos vasos.
O que achou dos diferentes conceitos de geladeira que funciona sem eletricidade?
Fontes: Ciclo Vivo, Greenest Post, Nos Dias de Noé | Fotos: Divulgação