
Designer chinesa cria utensílios biodegradáveis com amido de milho

Para muitos designers, não basta criar peças bonitas: elas precisam ser sustentáveis. Um exemplo é a chinesa Qiyun Deng, que criou utensílios de cozinha a partir de amido de milho. Trata-se da coleção Graft, que faz parte do projeto de mestrado da profissional.
À primeira vista, o que mais chama atenção são as formas orgânicas, que remetem a vegetais, revelando também a origem do material do qual são feitas. Assim, o cabo da faca remete à casca do milho, o garfo é inspirado no talo do aipo, a colher se parece com um dente de alho e a colher para bebês é idêntica a uma cenourinha.

Talvez o detalhe mais surpreendente seja a descartabilidade dos talheres: após serem utilizados, eles podem ser jogados fora. Mas, graças ao bioplástico feito a partir de amido de milho, são sustentáveis. Já o design de Deng acaba se tornando até um incentivo para que sejam usados mais vezes, antes do descarte.
Um fato curioso é que Deng trabalhou durante anos na cidade de Guangdong, na China. Conhecida como a “Fábrica do Mundo”, é lá que são fabricados muitos objetos e bugigangas chinesas vendidos aos montes em grandes centros comerciais, como a rua 25 de Março, na capital paulista.

Segundo a designer, apesar de acreditar na produção em massa, ela procura dar alguma riqueza aos produtos, o que a levou a trabalhar com itens descartáveis e conferir um “algo a mais” para suas criações. Ao se mudar para a Suíça, onde adquiriu o mestrado em design de produto, decidiu buscar objetos que precisavam ser aprimorados – e encontrou a resposta nos talheres.
A principal ideia foi combinar produtos frescos e produção em massa por meio da utilização de bioplástico, um material que considera bonito e subestimado pelos designers. Enquanto os cabos dos talheres foram moldados a partir de alimentos, as pontas tiveram que ser criadas em software CAD.

A coleção Graft também é composta de taça e tigela, que foram inspiradas em frutas. Atualmente, os itens fazem parte do portfólio do Benwu Studio, do qual Deng é uma das sócias.


Fontes: Benwu Studio, Wired, Cargo Collective e eCycle.