Top

Minimalismo: tendência em design, decoração e estilo de vida

O minimalismo se tornou uma tendência para a vida. É ovacionado no mundo da moda e muito requisitado quando o assunto é decoração e arquitetura. Quando pensamos em um ambiente minimalista, logo vem à cabeça o estilo clean, sem excessos, com móveis básicos e poucos objetos. É o contexto perfeito para se aplicar a máxima de que “menos é mais”.

Esse estilo vai além do design de interiores e consegue fazer parte do cotidiano de muitas pessoas. Como assim? Bom, a ideia é seguir um lifestyle mais leve e simples, e principalmente, sem a pressão que a vida tecnológica pode proporcionar.

Minimalismo = reduzir ao mínimo

minimalismo casa blog da arquitetura

+ Características principais

Esse estilo é um resultado de inúmeros movimentos artísticos e culturais no início do século XX, sendo adotado por designers em meados dos anos 80. A principal influência na decoração veio da cultura japonesa.

Para isso, é necessário subtrair tudo o que for desnecessário e supérfluo.

  • Na arquitetura, as construções são projetadas a partir de linhas retas e formas geométricas. Não é preciso nada rebuscado nos edifícios minimalistas.
  • Na decoração, há poucos objetos, cores neutras e móveis funcionais.
  • Busque influências no design industrial e procure “vestir” sua casa com elementos naturais. Invista no couro, madeira, tijolos à vista, ferro, cimento queimado, entre outros elementos simples.

quarto minimalismo blog da arquitetura

+ Dicas para compor um ambiente minimalista

A proposta é que os ambientes tenham uma claridade agradável, sejam arejados e sem poluição visual. Isso quer dizer que você não precisa ter muitos armários e que os móveis sejam, de preferência, em materiais como madeira, couro ou ferro, com design simples, sem muitas texturas, estampas ou cores.

E já que o cômodo estará claro, tente deixá-lo sempre organizado. Assim, evitará que a bagunça fique exposta, causando má impressão e impedindo um bem estar maior.

closet minimalismo blog da arquitetura

Opte por paredes brancas ou outros tons claros, como o off-white e o bege. Essa é a melhor pedida, pois ajuda a alimentar uma boa iluminação, dando a sensação de espaço amplo e arejado.

Revestimentos em madeira, porcelanato ou cimento queimado podem ser boas opções de acabamento.

sala de jantar minimalismo blog da arquitetura

Com as paredes clarinhas, você poderá investir em pequenos detalhes para ornamentar o ambiente. Eles podem ter cores pontuais vivas ou ser em tons escuros, como preto e grafite, resultando em um estiloso p&b.

Uma dica para garantir uma iluminação bem distribuída é escolher lâmpadas LED. Luminárias com design arrojado, mas em cores claras também são boas opções.

sala minimalismo blog da arquitetura

+ Minimalismo como estilo de vida

O conceito tem sido levado à risca por algumas pessoas. É algo que parece ser simples, mas requer muita dedicação, uma vez que exige abdicar dos excessos que, naturalmente, vamos nos apegando com o passar dos anos. O processo de desapego é gradativo. Quem é adepto desse estilo afirma que não vê nem mais a internet como essencial no dia a dia. A decoração da casa é apenas um reflexo desse modo de existir.

quarto infantil minimalismo blog da arquitetura

 

+ Inspirações de ambientes que seguem o minimalismo

quarto espelho minimalismo blog da arquitetura
sala grande minimalismo blog da arquitetura

sala escura minimalismo blog da arquitetura
quarto colorido minimalismo blog da arquitetura
painel tv minimalismo blog da arquitetura

minimalismo quarto blog da arquitetura

minimalismo lavabo blog da arquitetura

minimalismo cozinha blog da arquitetura
loft minimalismo blog da arquitetura

hall minimalismo blog da arquitetura

cozinha grande minimalismo blog da arquitetura

cozinha com bancada minimalismo blog da arquitetura

banheiro minimalismo blog da arquitetura

azulejos minimalismo blog da arquitetura

Fonte: HomeTeka | Fotos: Hometeka / DecorFacil / Pinterest