Ícone do site Blog da Arquitetura

Design inspirado na natureza

A beleza pode estar nos detalhes – inclusive na decoração e no design. Para comprovar esta afirmação, o Blog da Arquitetura selecionou algumas peças com formas criadas a partir elementos naturais, que irão deixar qualquer espaço aconchegante, seja na praia, no campo ou na cidade.

A designer holandesa Kiki van Eijk desenhou peças que mostram o equilíbrio perfeito entre natureza e tecnologia. Apresentadas na edição desta ano da Miami Design / Basel, as coleções  Physical Interaction (Interação Física) e Civilized Primitives (Primitivos Civilizados) fazem esse diálogo por meio de peças com estética artesanal, como estas abaixo.

Outro exemplo é este espelho do designer Fernando Mastrangelo, que buscou na natureza o material que cobre parcialmente a peça: areia tingida de rosa.

Já o designer turco-britânico Umut Yamac se inspirou na arte japonesa do origami para criar estas lâmpadas com formato de aves, que parecem ter sido feitas de papel dobrado. As peças fazem parte de uma linha para a descolada grife Moooi.

 

E que tal esta cadeira que tem o encosto parecido com um galho bifurcado, como aqueles usados em estilingues? Batizada de Nova, ela foi desenhada pela estudante de design Anne Kirstine Rusholt e foi selecionada para ser exibida na Feira do Móvel de Estocolmo 2016, na Suécia.

A natureza não é apenas a inspiração, como também a preocupação do estúdio Meyer Von Wielligh, que privilegia práticas sustentáveis e móveis feitos à mão. Os exemplos abaixo mostram que a beleza está na simplicidade das formas.

 

Para a linha Bricola, a Alcarol reaproveitou a madeira de antigas embarcações venezianas e deu um acabamento com resina transparente, criando peças resistentes e de beleza única.

O Coniferous Clock, do coletivo japonês Bril, é um relógio anual que utiliza simplesmente folhas de coníferas. No período de um ano, o tom verde das folhas se torna marrom, e elas podem ser trocadas para iniciar um novo ciclo.

 

Sair da versão mobile