Top

Descubra por que Porto é um dos destinos mais requisitados da Europa

Porto, em Portugal, foi considerada o Melhor Destino Europeu pela “European Consumers Choice” por duas vezes, em 2012 e 2014 e tem recebido cada vez mais turistas.

E não é para menos. Localizada ao norte de Portugal, a aproximados 300 km da capital Lisboa, atrações não faltam, e há diversas opções, sejam atividades diurnas ou noturnas.

A cidade histórica tem ares modernos, principalmente desde a construção da Casa da Música e da Fundação de Serralves.

Também não faltam galerias de arte e lojas vintage, principalmente na rua de Miguel Bombarda. E na Galeria de Paris, fervilham bares que chamam cada vez mais pessoas, mesmo nas noites de inverno.

Zona ribeirinha - vinho do Porto

Mas ainda assim, os passeios tradicionais, pelo centro histórico, são momentos obrigatórios da viagem. Com boa disposição é possível conhecer os principais pontos turísticos no mesmo dia e à pé.

A Torre dos Clérigos, do século XVIII, construída no estilo barroco, é um dos pontos imperdíveis. Para os mais corajosos, é possível visitar o topo. Depois de 225 degraus os turistas são recompensados com uma bela vista da cidade.

Torre dos Clérigos

Aproveite para conhecer a livraria Lello, na rua das Carmelitas. O edifício foi construído em 1906, e tanto a fachada em estilo Arte Nova como o seu interior atraem turistas de todo o mundo. A escadaria vermelha dentro da livraria serviu de inspiração para J. K. Rowling, na saga Harry Potter.

Livraria Lello

Ainda no centro histórico, está a Igreja da Sé, um dos principais exemplos de construção medieval, e a Estação de São Bento, atualmente estação de trem (os comboios, em português de Portugal), mas que impressiona pela beleza de seus azulejos, já tendo sido considerada uma das estações de trem mais bonitas do mundo.

Estação de São Bento

Ali perto está a rua de Santa Catarina, fechada aos pedestres e com lojas nacionais e internacionais, endereço certo para quem não deixa as compras de lado. Nessa mesma rua aproveite para conhecer o Café Majestic, local que representa a história da cidade. Inaugurado na década de 20, este café era um ponto de encontro de escritores, artistas, intelectuais e da burguesia da época.

E como a maioria sabe, a cidade deu nome a um dos mais cobiçados vinhos do planeta, o adocicado e aromático vinho do Porto. E enriqueceu graças ao comércio da bebida.

Então, atravessando a ponte D. Luís I, já do outro lado do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, é possível conhecer diferentes caves que oferecem a degustação de diferentes qualidades da bebida. Em algumas delas é possível fazer uma visita e conhecer os barris em que o vinho é armazenado.

Zona Ribieirinha do Porto

A zona ribeirinha, tanto do lado do Porto como do lado de Vila Nova de Gaia, é imperdível. A dica é passear à beira do Douro, com vistas deslumbrantes da região,e saborear os pratos típicos da cidade em um dos diversos restaurantes ali localizados. A francesinha e as tripas à moda do Porto são alguns dos exemplos.

O primeiro é um sanduíche bem servido, em que são acrescentados ingredientes como salsicha, linguiça, bife de vaca, queijo, presunto, acompanhados de um ovo estrelado e batatas fritas. Já as tripas à moda do Porto são feitas à base de enchidos, feijão branco, carne e as tripas. O prato tem uma origem histórica. Segundo a lenda, em 1415, para a conquista de Ceuta, os portuenses teriam doado toda a boa carne para a Armada, e ficando apenas com as tripas.

Continuando a viagem, para conhecer bem de perto a origem das uvas que dão origem ao Vinho do Porto, vale a pena fazer um dos diversos roteiros de barco pelo rio Douro. Há passeios de poucas horas, outros de um dia inteiro até cidades da região do alto Douro, onde se encontram as vinhas. E para quem tem mais alguns dias reservados para conhecer a região, o passeio pode incluir a visita e a hospedagem em uma quinta.

Alto Douro

Chegar ao Porto é fácil, e não faltam opções de transporte: de trem (diretamente de Lisboa ou de outras cidades portuguesas), de carro ou de ônibus (de Lisboa basta pegar a autoestrada A1), ou de avião (o aeroporto Francisco Sá Carneiro está localizado a poucos quilômetros da cidade).

Este é apenas um aperitivo. Confira mais as belezas desta cidade e já planeje a próxima viagem!

Typical Porto terraced houses on the Ribeira district quayside, overlooking the River Douro (Portugal). Houses are traditionally decorated with glazed blue and white ceramic tiles, known as azulejos.

Oporto historical city centre, Portugal

Bridge at Duoro river in Porto

Boats in the Porto

Fotos: Acervo Pessoal (Luciana Reis) e HostelBlog