
Descubra o que os Irmãos Campana, Kendall Jenner e a Pantone tem em comum
Fernando e Humberto são dois dos mais expressivos e requisitados criativos da atualidade. Conhecidos como os Irmãos Campana, esses brasileiros já desenvolveram importantes projetos de design, sendo que algumas dessas peças estão expostas em grandes acervos, como do MoMA, em Nova York. Seus trabalhos abordam a temática do cotidiano, utilizando produtos sem valor de caráter artístico. Essa linguagem única elevou o destaque das peças mobiliárias nos interiores e ajudou a disseminar a cultura do país mundo a fora.

A Pantone orienta, há anos, profissionais e empresas de moda, decoração, design e publicidade quanto aos padrões em voga. Recentemente, durante o período da Semana de Moda de Nova York, o instituto divulgou quais seriam as tendências para 2017, sob o mote “reviva, restaure, renove”. Com inspiração na natureza, no cenário social e político mundial, algumas peças já lançadas no mercado se destacam e as criações de Fernando e Humberto Campana podem ser citadas como exemplo. Conheça algumas delas a seguir.
+ Melissa Campana
Diferente do que muitos pensam, o trabalho dos Irmãos Campana não se restringe apenas a peças mobiliárias. Há mais de dez anos, a dupla tem um acordo de sucesso com a marca de sapatilhas e rasteiras Melissa. Os modelos criados nessa parceria sempre foram icônicos, ousados e irreverentes. E, nesse ano, nada ficou aquém.
A nova edição, intitulada ‘Cápsula’, apresenta uma coleção de quatro Melissas: Campana Barroca, Campana Fitas, Campana Papel e Mini Campana Zig Zag, especial para crianças. Todas as peças têm uma mistura de texturas com desenhos bem inusitados, como tesouras e parafusos. Isso porque a inspiração dos designers foi a arte brasileira e a história barroca romana. Foram disponibilizados, nas lojas, calçados em diferentes tons sóbrios, alguns acompanhados de acabamento em glitter bronze, dourado e prata.


+ Sofá Boa
Em Hollywood, os Irmãos Campana viraram notícia após a irmã mais nova da família Kardashian, Kendall Jenner, adquirir uma de suas peças. O móvel-arte, fabricado pela marca italiana Edra, custa em torno de cinquenta mil dólares e foi “escolhido a dedo” pelo designer de interiores Martyn Lawrence Bullard, como peça chave da sala de estar da mansão da modelo, em Los Angeles.
Seu visual, que mistura tecnologia e conforto, tem chamado a atenção de muitas revistas e celebridades, atentas às últimas tendências em decoração. O Sofá Boa se parece com um ninho de tecido. Possui aproximadamente três metros e meio de comprimento e é feito em veludo tubular, poliuretano e penas de ganso. Apensar de estar disponível em diversas cores e estampas, como no padrão de ‘tronco de árvore’, é mais conhecido do público no tom de azul, escolhido por Kendall.


+ Gabinete Aquário
Esse belíssimo móvel foi criado pelos Irmãos Campana e apresentado através da empresa espanhola BD Barcelona Design no Salão do Móvel de Milão, em 2016. A ideia para os recortes em formato de bolhas irregulares, preenchidas com vidro translúcido colorido, foi inspirada na beleza e leveza do visual dos aquários. A madeira veio, justamente, para contrapor, com sua presença robusta e quente. O resultado foi uma peça lúdica, estimulante e futurista.


Quer saber mais? O vídeo abaixo mostra um pouco mais do trabalho dos Irmãos Campana:
Leia Também:
Sapatos assinados por arquitetos e designers
As 7 cadeiras mais incríveis da história do design
Fontes: Campana, Pantone Color Institute, Casa Cor, Sonhos de Melissa, Casa Vogue.