Top

Descubra como essa empresa usou a arquitetura para que os funcionários não ficassem sedentários

Preocupadas com o bem-estar (e rendimento) de seus funcionários, as empresas tem investido em meios de tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Algumas apostam em um design de interiores cooperativo. Outras, inserem a ginástica laboral no cotidiano de seus colaboradores. Este escritório foi além e juntou arquitetura, socialização e atividade física.

A proposta é do escritório de arquitetura Onion para a empresa de TI Inteltion, localizada em Bangkok, na Tailândia. Inovador, o projeto atende as necessidades dos 60 funcionários, que costumam trabalhar diretamente nos clientes atendidos.

Projeto do Onion para o escritório da empresa de TI Inteltion, em Bangkok, na Tailândia

Vez ou outra, eles precisam estar na sede da Inteltion, mas somente para atender um novo cliente ou preparar um projeto. Como trabalham a partir de seus próprios laptops, os funcionário não têm a necessidade de ter uma mesa específica.

Adaptando o espaço de 170 m² a essa rotina, o Onion apostou em um design que incentiva a mobilidade e a socialização. O resultado é um ambiente saudável e motivador, fazendo com que funcionários passem menos tempo sedentários e aproveitem as instalações.

Os funcionários costumam ficar alocados nos clientes, mas quando vão à sede, são estimulados a se movimentar

Exercitar, socializar e descansar

As ferramentas são objetivas, fáceis de instalar e divertidas, sendo distribuídas por áreas. Ou seja, exercícios difíceis ficam separados dos mais simples. A harmonia do projeto é proporcionada pelo uso de um tubo de ferro contínuo, que integra as atividades à arquitetura. Na entrada, o material funciona como corrimão, transformando-se em assentos e estruturas de mesa no meio da sala e barras de exercícios na parte da “academia”.

O design industrial inspira o projeto e ajuda a conferir harmonia e leveza: tubos de água e eletricidade funcionam como ornamentos para o teto. Demais objetos transmitem a ideia de mobilidade e socialização, inclusive por meio de jogos.

Até a sala de reuniões é lúdica: a mesa pode ser usada para jogar tênis de mesa

Um exemplo é a mesa de reunião, que pode ser usada para praticar tênis de mesa. No mesmo espaço, acima da mesa, há um curioso recipiente de bolinhas para jogar. Já a parede de bolas de ping-pong ajuda os jogadores a contar  os pontos das partidas. Por isso, não é exagero afirmar que cada detalhe tem um lado lúdico.

Mas nem só de trabalho e atividades é feito o dia a dia dos funcionários da Inteltion. Na hora de tirar uma soneca, é só ir para uma salinha equipada com almofadas e travesseiros. Eles ainda podem relaxar jogando Reversi na parede, jogo de tabuleiro também conhecido como Othello.

Confira mais fotos a seguir e encante-se com este projeto original:

O design industrial inspirou o projeto, conferindo harmonia aos ambientes
Tem até um aconchegante cantinho para descansar ou ler um livro
Detalhe da parede da sala de reuniões, com as bolinhas para contagem dos pontos
O boxe, um dos esportes favoritos dos tailandeses, não poderia ficar de fora
Que tal uma partida de Reversi (Othello)?
Nem parece escritório: motivação de sobra para o funcionário se exercitar e aproveitar as instalações

Fotos: Onion. Fontes: DesignBoom e Onion.