Top

Decoração de Natal da Casa Branca gerou diferentes opiniões nos EUA este ano

As decorações de fim de ano na residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos é uma tradição de longa data. Começou em 1800, quando o então governante John Adams decidiu fazer uma festa de fim de ano para sua neta, de apenas 4 anos. Anos depois, em 1834, Andrew Jackson fez um animado evento recreativo, incluindo grandes bolas de neve. As primeiras luzes elétricas foram usadas para decorar o prédio pela primeira vez em 1894. E tudo foi evoluindo até chegar à pompa e o glamour das atuais comemorações da Casa Branca.

(imagens extraídas de Washington Times, Rava e The Guardian)

+ O primeiro Natal dos Trump na Casa Branca

Neste ano, 2017, foi a primeira-dama Melania Trump que selecionou, pessoalmente, a maior parte dos itens de Natal da Casa Branca. Ela contou com a ajuda de mais de 150 voluntários, de 29 estados diferentes, para montar todo o cenário. Levou 1.600 horas para completar a decoração. O tema escolhido foi as “Tradições Honradas pelo Tempo”, uma homenagem aos 200 anos de festividades realizadas pelos presidentes americanos.

“O presidente, Barron [filho do casal] e eu estamos muito entusiasmados com o nosso primeiro Natal na Casa Branca. Tal como acontece com muitas famílias em todo o país, as tradições de férias são muito importantes para nós. Espero que, ao visitar a Casa do Povo este ano, os visitantes tenham a sensação de estar em casa” – primeira-dama Melania Trump.

(imagem extraída de News Flash X)
(imagem extraída de Bloomberg)

+ A inauguração do Natal Temático da Casa Branca 2017

As primeiras imagens dos interiores decorados começaram a ser divulgados já em novembro, através de uma conta de Melania nas redes sociais. Diversos momentos importantes marcaram o último mês. Para abrir a temporada de comemorações, dançarinos foram convidados para se apresentar na Casa Branca, executando uma peça chamada “The Nutcracker”, relembrando o primeiro Natal Temático oficial, realizado em 1961. Desde então, a residência está aberta a visitações. Os primeiros a chegar foram crianças estudantes de Joint Base Andrews, em Maryland – que foram convidados a participar de projetos artísticos e artesanais com a Sra. Trump.

(imagem extraída de WTKR)
(imagem extraída de TBO)

+ As primeiras impressões dos internautas

As primeiras reações do povo americano, em 2017, não foram muito boas. No geral, até que as comparações foram bem engraçadas. Alguns expressaram, através de “memes” na internet, a ideia de que o conjunto parecia mais um cenário de obras de suspense, como ‘As Crônicas de Narnia’ ou ‘Stranger Things’.

Outros lembraram das festas de Halloween. Em verdade, as primeiras imagens divulgadas pelas mídias sociais pareciam mesmo bem assustadoras, talvez pela simples iluminação inadequada dos ambientes.

(imagem extraída de Pop Sugar)

Num primeiro momento, a decoração idealizada por Melania parecia ser uma paisagem apocalíptica e estéril, do qual nem Tim Burton conseguiu retratar tão bem. Árvores sombrias, cobertas apenas com luzes e neve artificial branca, em recantos escuros, não evocavam qualquer sentimento alegre. A revista Vogue chegou a dizer que as decorações eram “muito, muito brancas”, e acrescentou que “pudesse ser interpretado como uma manifestação nevada e desolada do próprio isolamento de Melania”, se referindo aos boatos de que a Sra. Trump não estaria tão contente em ser a primeira-dama americana.

“Em fotos, Melania permaneceu imóvel em uma escada vermelha enquanto as bailarinas giravam em um andar de xadrez diante dela; ela atravessou um corredor escurecido alinhado com filamentos brancos eriçados, que se arqueavam um para o outro como os ossos de mil mãos que ansiavam apertar mais uma vez”, “(…) Melania parecia ser uma bela prisioneira ou uma rainha má” – dito pelo jornal The New Yorker.

(imagem extraída de Daily Caller)
(imagem extraída de WTKR)

+ Os itens da decoração de Melania Trump

As imagens divulgadas mais recentemente pela própria Casa Branca mostram uma outra decoração, muito mais bonita. Os objetos escolhidos fazem uma homenagem às famílias de militares, à antigos presidentes e à Natais do passado. Foram montadas mais de 50 árvores, instaladas 12 mil luzes, incluídos 3 mil metros de fitas, 12 mil ornamentos, centenas de guirlandas, um grande presépio e uma casa de pão de gengibre, avaliada em 200 libras. Muitos itens apresentam, inclusive, gravado o selo do presidente e os selos de estados e territórios americanos.

Algumas salas da Casa Branca foram decoradas com múltiplas árvores de Natal, cobertas de ornamentos de cristal e neve artificial. A Sala Azul ganhou a árvore maior, com mais de 5 metros de altura. Já a Sala Vermelha tem uma menor, decorada com doces festivos. Na biblioteca, há uma árvore feita de livros – com destaque para a edição de 1866 do presidente Franklin D. Roosevelt de ‘A Christmas Carol’, escrita por Charles Dickens. E na lada leste, o tão polêmico corredor de ramos brancos arqueados.

(imagem extraída de Scary Mommy)
(imagem extraída de WTKR)

Veja, assistindo aos vídeos logo abaixo, mais imagens da primeira decoração de Natal do governo Trump feita na Casa Branca:

FontesVogueVanity FairThe Essential Daily BriefingABC NewsElite Daily.


Leia Também:

Confira nossas dicas para o seu jardim de Natal!

Faça você mesmo: Árvore de Natal

A outra face de Donald Trump: conheça o viés arquitetônico do presidente dos EUA