Top

Customizar móveis: dicas criativas e econômicas

Em tempos de crise, fica muito mais difícil investirmos na decoração de casa, mas isso não é motivo para impedir a renovação do ambiente.

Um novo visual é possível com a customização dos móveis, que pode ser mais fácil do que imaginamos!

Cômoda blog-da-arquitetura

O primeiro passo é avaliar o móvel que vai ser customizado e perceber se são necessários reparos na estrutura, caso seja um criado-mudo ou uma mesa de centro, ou até mesmo no estofado, se o móvel for uma poltrona, cadeira ou sofá.

Depois, é só usar a criatividade. Pintar o móvel com uma cor diferente e depois aplicar uma camada de verniz já garante um novo aspecto. Papel de parede e pedaços de tecido podem ser utilizados na nova decoração.

Customizar móveis também significa deixar seu estilo pessoal influenciar na escolha dos materiais e até mesmo na hora de fazer seus próprios desenhos nos móveis.

Cadeira blog-da-arquitetura

Uma sugestão é pensar na combinação de cores que é possível fazer no ambiente, ou no destaque proposital do estilo do móvel com o restante dos objetos presentes. Não se esqueça dos pequenos detalhes, que já são capazes de fazer a diferença: um novo puxador ou a mistura do antigo com o contemporâneo tornam o objeto único.

Depois das ideias, é necessário fazer uma boa pesquisa de preços, pois é possível economizar bastante com os materiais. Lojas de tapeçaria e de utilidades domésticas são ótimas opções para encontrar boa parte do que é necessário para a customização, e então é só colocar a mão na massa!

Veja mais exemplos que podem ser seguidos em sua casa:

Criado-mudo blog-da-arquitetura

Moveis-com-Tecidos- blog-da-arquitetura

Moveis-com-Tecidos blog-da-arquitetura

Penteadeira blog-da-arquitetura

Imagem: Casa & Jardim/ Marcelo Magnani

Imagens: Na rota do bem estar, Sempre Tops, A Casa Alternativa, Ateliando no Tempo e Casa & Jardim