
Curte paisagismo? Conheça esses 7 tipos de jardins [+DICA]
Quem não gosta de relaxar em um jardim, desfrutando do verde ao redor ou lendo um bom livro? Para quem prefere a última atividade, aliás, uma dica de leitura é O livro das áreas verdes, obra de Andrew Wilson lançada pela Editora Senac. Com mais de 100 projetos inspiradores e de fácil aplicação ou adaptação, o guia também traz plantas em escala, características dos jardins e muitas imagens ilustrativas.
Veja também: Como fazer uma horta ou jardim de pallet
Confira abaixo alguns tipos de jardins que integram O livro das áreas verdes e inspire-se para o seu próximo projeto!
Jardins temáticos

Como o próprio nome sugere, este tipo de jardim segue determinado tema. Costumam estar inseridos em grandes parques e até em mostras e competições. No Brasil, alguns exemplos podem ser vistos no Jardim dos Pinhais Ecco Parque, em Santo Antônio do Pinhal (SP), e no Parque Amantikir, em Campos do Jordão (SP).
Jardins urbanos

Responsáveis por levar um pouco de frescor e bem-estar às grandes cidades, esse jardins têm grande importância no paisagismo urbano. Podem ser públicos ou privados, com espécies de plantas ornamentais e hortas, além de espaços de lazer e convívio integrados à área verde.
Jardins formais

Esses projetos são mais rigorosos, utilizando da geometria e simetria para organizar as plantas e as estruturas com precisão. Tudo é calculado para criar um espaço visualmente atraente. Um exemplo clássico são os jardins do Palácio de Versalhes, na França.
Jardins informais

Ao contrários dos formais, estes são irregulares. Sua estética faz com que pareçam ter sido criados de maneira natural, mesmo que tenham sido pensados e arranjados. Jardins tropicais seguem essa premissa, sendo caracterizados pela informalidade.
Jardins pequenos

Criados exclusivamente para espaços menores, trata-se de um dos tipos de jardins mais populares nas grande cidades, onde boa parte dos habitantes vive em apartamento. Atualmente, os verticais caíram no gosto das pessoas, pela praticidade e beleza.
Jardins de água

Aqui, a água é a protagonista, podendo ser um simples espelho d’água, lago artificial ou uma piscina natural. Em Lisboa, o Jardim das Águas, no Parque das Nações, é um exemplar robusto deste tipo de jardim.
Jardins campestres

Mais rústicos, remetem ao campo. Por isso mesmo, é um dos tipos de jardins mais aconchegantes, trazendo uma certa informalidade. Contêm espécies de plantas que costumam crescer naturalmente no campo.
Veja também: Como cultivar um jardim bonito e sem desperdícios de água?