
Diferente: polonesa usa crochê colorido para cobrir casas e móveis
Esqueça o estigma do crochê como um simples passatempo. Ele também pode funcionar como peça-chave para a arte contemporânea em espaços públicos e em residências comuns. Essa foi a aposta da polonesa Agata Olek, que brinca com diversos estilos para quebrar conceitos em várias cidades do mundo.
A artista gosta de usar o crochê para levar mais cor e energia para os ambientes urbanos. Ela já esteve no Brasil, em 2012, e apresentou uma escultura enorme de um crocodilo coberta com crochê.
A última de suas invenções é cobrir casas de dois andares inteiras com esse artesanato. Os trabalhos foram realizados na cidade de Kevara, na Finlândia, e Avesta, na Suécia. Segundo a artista essa iniciativa foi inspirada nos “tempos desafiadores em que vivemos, um mundo em mudança, cheio de conflitos, guerras e desastres naturais, mas também recheado de amor”.
Os projetos demoraram semanas para serem concluídos e receberam a ajuda de mulheres refugiadas da Síria e da Ucrânia. Os crochês tem desenhos de flores, caveiras mexicanas e demais padrões geométricos. Esse tipo de decoração, para a artista, são “símbolos de um futuro formado por esperança; símbolos do que pode ser feito quando se trabalha em comunidade”.
Bom, quer conhecer os trabalhos de Agata Olek? Selecionamos vários para você se inspirar e ver como a arte não tem limites:
Fonte: Hypeness e Folha Online | Fotos: Divulgação – Agata Olek