publicidade

publicidade

Criaram uma câmera instantânea que “imprime” GIFs!


Você já quis imprimir GIFs ou se perguntou se isso é possível? A resposta para as duas coisas é: sim! Um jovem criativo chamado Abhishek Singh criou uma câmera instantânea que produz uma pequena caixa com um mini computador Raspberry Pi conectado a uma tela. Quando você tira uma foto, a câmera transmite um pequeno vídeo para a tela, o que, em seguida, a reproduz uma e outra vez até você tirar outra foto.

O mais interessante é que todo o projeto é desenhado à mão e impresso em 3D. É um pequeno “hack” que você pode construir em casa, no melhor estilo “faça você mesmo”.

A criação é uma mistura brilhante entre o ato de registrar e a cultura moderna da internet. É como se fosse uma câmera Polaroid retrô recriada capaz de imprimir GIFs em um cartucho em forma de iPod.

 

Crédito: The Verge

+Como funciona

Quando você encaixa uma foto, a câmera transmite um pequeno videoclipe para a tela do cartucho, que roda até tirar outra foto. O que você tem em mãos é uma espécie de câmera que age muito como uma velha Polaroid, mas a diferença é que você leva uma foto em movimento na palma da mão.

“Eu costumo gostar de GIFs, alguns dos meus projetos anteriores giraram em torno deles também e essa ideia acabou de aparecer na minha cabeça. Algo sobre segurar uma imagem em movimento em sua mão soou interessante e eu escolhi ir fundo nessa ideia”, conta o inventor.


Veja também: Sabia que existe um concurso de fotografias feitas com drones?


Todo o projeto foi construído à mão usando um par de mini computadores Raspberry Pi, bateria e alguns materiais impressos em 3D. Embora exista um elemento de nostalgia na modelagem de sua câmera pelo estilo da Polaroid, Singh diz que suas decisões de design são mais sobre tornar o produto confiável para uma ampla audiência. “Às vezes, você só precisa utilizar a tecnologia de uma maneira que a torne mais acessível”, completa.

+Vídeo

Ao invés de optar por monetizar sua criação através de algum site de financiamento coletivo, Singh publicou uma maneira detalhada com todo o código necessário para construir sua própria câmera de impressão GIF. “Aprendi muito com outras pessoas que escolheram compartilhar seus conhecimentos na internet, então esse é meu jeito de devolver de alguma forma”, disse.

Singh diz que continuará mexendo com a câmera Instagif ao trabalhar em projetos futuros e que sempre pensa em outras invenções, várias delas de forma paralela e ao mesmo tempo. Entretanto, ele apenas revela detalhes depois de pronto e de uma bateria de testes, ou seja, até que a ideia tenha sido de fato bem executada e esteja 100% funcional.


publicidade

publicidade