Top
coworking

Coworking em SP – Nossas impressões sobre o VIP Office Alameda Santos

É comum ouvir falar que grandes empresas surgiram em garagens ou no fundo dos quintais. Porém, em tempos atuais, para que um profissional autônomo, uma startup ou uma pequena empresa possa se destacar no mercado, é preciso criar networking (rede de contatos). Esse é um dos motivos que leva os profissionais a optarem pelo um novo modo de ambiente de trabalho denominado coworking.

coworking
Imagem: brunalofego.com.br

+ O que é coworking?

O coworking consiste em uma modalidade de trabalho na qual o ambiente é compartilhado. O espaço é otimizado e todos trabalham em uma área comum ou várias áreas conjugadas, dividindo os serviços oferecidos. Ele visa atender a pessoas com perfis do tipo que não desejam abrir o próprio escritório, que desejam aumentar a rede de contatos, que gostam de interagir com outros profissionais e que se sentem isolados ou sem produtividade no home-office, que é o escritório em casa.

coworking
VIP Office Alameda Santos. Foto: Blog da Arquitetura

Leia também: Um mesmo espaço com diferentes funções e possibilidades: uma tendência cada vez mais presente na arquitetura


+ Coworking | Vantagens

Dentre os benefícios, vale citar que o coworking incentiva o compartilhamento de ideias, a criatividade, a motivação e a colaboração entre diferentes áreas. Nesses ambientes compartilhados, é possível receber clientes e interagir com outros profissionais.

No home-office, se você não possui foco e a sua tendência para procrastinar é grande, o rendimento não é bom. Em um espaço compartilhado, você pode ter maior produtividade, visto que está em um local específico para o trabalho. A probabilidade de largar o trabalho para assistir a um episódio (ou a uma temporada inteira) de série é menor, por exemplo.

O coworking ainda soluciona o problema de trabalhar sozinho em casa, o que é uma vantagem para quem precisa ter uma interação social para conseguir alguma produtividade. Além de ser mais barato e mais sustentável que abrir um escritório próprio, normalmente.

coworking
Imagem: office12.gr

+ Coworking | Desvantagens

Porém, se você precisa de concentração, silêncio total e privacidade, o coworking não é o ambiente ideal. Há, ainda, as pessoas que preferem trabalhar sozinhas, não gostam de interação social e, consequentemente, não tendem a se encaixar em ambientes de trabalho compartilhados. No entanto, isso é normal e não é esperado que todos se adaptem ao perfil abordado pelo coworking. Cada um tem uma forma melhor de trabalhar.

Outra desvantagem é relacionada ao horário. Os espaços de coworking normalmente funcionam em horário comercial, ou seja, não são ideais para quem trabalha melhor durante a madrugada, por exemplo.


+ Coworking | Nossas impressões

O Blog da Arquitetura testou o coworking VIP Office Alameda Santos. Abaixo você confere as nossas impressões sobre o ambiente de trabalho.

coworking
VIP Office Alameda Santos. Foto: Blog da Arquitetura

Nós utilizamos uma sala privativa com 3 posições e ar condicionado. Ao alugar uma sala, podemos também usufruir das salas de reuniões, as quais são modernas e completas, com opções de TV, lousa, conferência, videoconferência e TV.

coworking
VIP Office Alameda Santos. Foto: Blog da Arquitetura

Além de café e água, o ambiente conta com um frigobar para utilização de todo o andar, o que é um ponto muito positivo. Ainda, é um local seguro, o estacionamento possui manobrista e a diária é de R$30,00, que é um preço bom, considerando a localização.

coworking
VIP Office Alameda Santos. Foto: Blog da Arquitetura

A sala comercial privativa, que tem capacidade de até 42 pessoas (mínimo de duas) e 3.200m², possui serviços como café, recepção, refeitório, copa e varandas de uso livre. O VIP Office também oferece telefone IP, que é um número de telefone comercial para receber/realizar chamadas pelo computador ou pelo próprio celular.

+ Coworking | Conclusões

No Brasil, o coworking está crescendo e conquistando cada vez mais usuários. Assim, se você pretende abrir um novo negócio e está preocupado com estabelecer contatos e com todas as questões que aparecem no planejamento (local, móveis, serviços contratados e outros), ou se pretende sair do home-office, vale fazer um teste e verificar se o coworking é uma alternativa viável para você.


Leia também: Espaço colaborativo aposta em centenas de plantas para melhorar a produtividade