
Conheça a Casa de Pedra, símbolo da ocupação paulista do litoral
Na temporada de férias, se o seu destino é o Guarujá, no litoral sul paulista, não vai ser difícil reparar em uma construção sobre uma formação rochosa, na divisa entre as praias de Pitangueiras e Astúrias. Trata-se da Casa de Pedra, uma edificação cuja base estrutural é de rochas, como o apoio e suas paredes.

Construída em 1952, o projeto da Casa de Pedra é do arquiteto Henrique Cristofani, mais conhecido como “Verona”. O projeto foi encomendado pelo mesmo idealizador do Edifício Sobre as Ondas, Roberto Braga, e foi justamente construído ao lado desse edifício, que foi considerado um dos primeiros exemplos da arquitetura moderna vertical, na década de 40.
A arquitetura da Casa de Pedra
Mesmo com o passar das décadas, a edificação se manteve em ótimas condições estruturais, inclusive com os efeitos da maresia e da umidade. Na parte externa, há revestimento com pastilhas, elementos que costumam integrar as construções no Guarujá (o mesmo vale para Edifício Sobre as Ondas).
Já na parte interna, as rochas que são utilizadas na estrutura da edificação também fazem parte do revestimento interno, seja na parede ou até mesmo na banheira.

Formato geométrico, elementos em ferro e vidro e a modernidade a partir do uso de lajes planas são algumas das características desta construção, que passou a ser um símbolo representativo do Guarujá.
Entre as curiosidades sobre a Casa de Pedra, está o fato da edificação já ter sido cenário de filme. Em frente à construção foi filmado o “O Puritano da Rua Augusta”, estrelado por Mazzaropi, em 1965.

Outro ponto de destaque é que tanto a Casa de Pedra quanto o Edifício Sobre as Ondas foram tombados, em 2013, pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. As edificações foram consideradas símbolos da ocupação paulista do litoral, para uso de veraneio.

+Saiba mais
A justificativa, presente na publicação do Diário Oficial acerca do tombamento, destaca a “presença marcante do arranha-céu Sobre as Ondas na paisagem em relação indissociável, e em contraponto a Casa da Pedra com que divide o sítio natural e a formação rochosa em que se implantam. O texto destaca ainda “a arquitetura das duas obras, que em suas linguagens e formas arquitetônicas apresentam atributos inovadores e elementos da linguagem moderna, além de relação peculiar como sítio natural”.

Pelas imagens fica ainda mais evidente os motivos para o destaque das edificações – e no caso da Casa de Pedra é possível conhecer por dentro a construção a partir de algumas imagens.
Confira em sua próxima oportunidade de viajar ao litoral sul paulista, e na caminhada à beira-mar, aproveite para admirar este exemplo da arquitetura moderna.
Referências: Guarujá Fatos e Fotos, Guarujá das Antigas, Info Patrimônio