10 Construções com arquitetura gótica famosas no mundo
A arquitetura gótica possui detalhes impressionantes e há inúmeras construções do tipo espalhadas pelo mundo, principalmente na Europa. Falamos recentemente sobre algumas igrejas incríveis com arquitetura gótica. Dessa vez, chegou a hora de ampliarmos a listagem com diversas construções com arquitetura gótica mais famosas pelo mundo.

Arquitetura Gótica: história e estilo
Antes de passar para a lista, vamos entender um pouco mais sobre as construções com arquitetura gótica. O estilo surgiu na Europa durante a Idade Média. Muitas obras estão ligadas ao caráter religioso, o que justifica o fato de que grandes construções com arquitetura gótica são igrejas, catedrais, basílicas e mosteiros. Uma parte dos projetos também conta com formato de crucifixo, com muitos elementos que apontam para o céu.
As abóbadas ogivais são outro ponto marcante nas construções com arquitetura gótica. Com elas, era possível ter construções mais altas e maior ampliação nas dimensões laterais.
Construções com arquitetura gótica famosas
Basílica de Saint-Denis (França)
É uma das primeiras construções a apresentar características góticas. A basílica foi construída sobre um antigo cemitério, cujos restos ainda estão sob a construção. Além disso, o túmulo de vários reis franceses também está ali. Seu início foi, aproximadamente, em 1144, tornando-se oficialmente uma catedral em 1966.

Catedral de Notre-Dame (Paris)
Com construção iniciada em 1163 e concluída em 1345, a Catedral de Notre-Dame é uma das mais famosas da França. O local passou por várias modificações ao longo da história e sofreu danos durante a Revolução Francesa e a Segunda Guerra Mundial.
Curiosidade: a fama da Catedral de Notre-Dame também deve-se, em parte, pela obra de Victor Hugo denominada “O corcunda de Notre-Dame” (que virou filme), a qual baseia na história do sineiro do local, Quasímodo, que se apaixona por Esmeralda.

Igreja Negra (Romênia)
Localizada na Transilvânia (terra natal do Drácula), é um dos principais monumentos da Romênia. Foi construída pela comunidade alemã local. O início das obras foi entre 1383 e 1385 e a finalização em 1476.

Catedral de Colônia (Alemanha)
A estrutura desta catedral demorou, aproximadamente, 600 anos para ser construída. O motivo é que ela ficou estagnada por cerca de 350 anos.
É a maior catedral gótica do norte da Europa. A obra sofreu o impacto de bombas durante a Segunda Guerra Mundial. Até hoje há obras de reparo no local.

Catedral de Santa Maria del Fiore (Itália)
Conhecida também como Duomo de Florença, a catedral possui uma incrível cúpula de tijolos. A cúpula foi projetada e construída entre 1420 e 1436 por Filippo Brunelleschi.

Catedral de São Estevão (Áustria)
A catedral foi construída em 1160. Ela só não foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial porque um oficial encarregado se recusou a fazê-lo. Porém, parte do teto desmoronou após pegar fogo, o qual foi proveniente dos incêndios causados dos moradores em suas lojas antes que as tropas soviéticas chegassem ao local.

Catedral de Milão (Itália)
A gigantesca catedral possui 157 metros de comprimento e 109 metros de largura. Há 5 naves e 52 colunas com 24 metros de altura cada. De frente para a construção, é possível ver 8.200 blocos de mármore e 2.300 estátuas na parte externa.

Palácio de Westminster (Inglaterra)
A sede do Parlamento Britânico também possui estilo gótico. Com projeto de Charles Barry, a construção ocorreu entre 1840 a 1876.

Catedral de Salisbury (Inglaterra)
A catedral possui a torre mais alta de igreja do país, com 123 metros de altura. Além disso, o relógio em uso mais velho do mundo (de 1386) está lá. A construção iniciou-se no ano de 1220 e terminou em 1258.

Catedral de Notre-Dame de Reims (França)
É uma das catedrais mais importantes da França. Ela foi construída no lugar de uma igreja existente no mesmo local que pegou fogo em 1211.

Referências: Interesting Engineering; History Lists; Britannica.