
Confira a história e fotos da construção do metrô de Paris!
Ah, Paris! Quase todo mundo sonha em conhecer a Cidade Luz. Por lá, o metrô é um importante meio de transporte e também é um dos mais funcionais do mundo. Além disso, foi a construção mais importante do século XX na cidade e introduziu a era moderna em Paris. Para chegar ao que é hoje, ele tem uma grande história por trás. Confira como foi a construção do metrô de Paris e alguns registros fotográficos sobre ela!

+ O Metrô de Paris
Com mais de 200 quilômetros de linha, 303 estações e mais de 1,5 bilhão de usuários anualmente (em 2009), o metrô é um importante elemento do transporte parisiense. A decisão de construir um metrô em Paris foi em 1895, como objetivo de garantir a abertura da Exposition Universelle de 1900, uma feira para celebrar as conquistas do século e acelerar o desenvolvimento do que estava por vir.
Antes disso, já haviam sido inaugurados os metrôs de Londres (1863), de New York (1868), de Chicago (1892) e de Budapeste (1896). Eles também fora um incentivo para a construção do metrô de Paris. O projeto parisiense foi declarado de utilidade pública em 1898.

O projeto de construção do metrô de Paris foi confiado ao engenheiro Fulgence Bienvenüe. Para acelerar a construção, a ideia de usar máquinas de perfuração de túneis foi abandonada e as valas foram cavadas diretamente da superfície. Mesmo sendo o início da era moderna na cidade, os moradores não ficaram nada contentes com todas as obras que bagunçavam as ruas. Para eles, era como viver em um canteiro de obras. A rua Rivoli, por exemplo, ficou totalmente paralisada pela construção.

Além disso, a inauguração, que deveria ter sido feita para a da Exposition Universelle, atrasou. Assim, a exposição começou sem o metrô, que teve a Linha 1 aberta 3 meses depois.
+ Após a inauguração
O metrô de Paris foi praticamente um sucesso imediato. Em 5 meses de funcionamento, 4 milhões de viajantes já tinham se aventurado nele. Depois do retorno positivo da Linha 1, a construção continuou. A partir de 1901, a cidade procurou ampliar as linhas e fazer com que os cidadãos nunca estejam a mais de 400 metros de uma estação. A mais impressionante foi a Linha 4, orientada em um eixo Norte-Sul e a primeira a cruzar o Sena. Desde então, as obras permaneceram e várias linhas foram inauguradas nos anos seguintes.

+ Confira os registros fotográficos da construção do metrô de Paris




















Referências: Un jour de plus à Paris; The Urban Earth; Métro Map; Plan de Paris.