
Salvador promove compartilhamento de bike para turistas
A iniciativa propõe substituir o turismo tradicional pela experiência de conhecer a cidade de um jeito diferente.Se conhecer uma cidade já é legal, imagine viver essa experiência sobre duas rodas?
Visando estimular uma maior proximidade entre o turista e a cidade, Salvador, na Bahia, está, desde abril, com o projeto Bike Turista. A ideia é um sistema de bicicletas compartilhadas, fruto da parceria entre a Prefeitura, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia) e o Itaú Unibanco, que já possui serviços parecidos de empréstimo de bicicletas em outras regiões do país.
Além de oferecer aos turistas uma experiência mais autônoma, a iniciativa vai de encontro ao que muitos grupos de mobilidade urbana acreditam: a de que uma cidade melhor para o ciclista é, também, uma cidade melhor para todo mundo.
O sistema é voltado exclusivamente para os turistas hospedados nos hotéis conveniados e conta com seis estações e 38 bicicletas, com perspectivas de aumento com o passar dos meses. Os bairros contemplados vão do Centro Histórico até o Itapuã, passando por Ondina, Barra, Stella Maris, entre outros.
Como funciona?
O Bike Turista funciona todos os dias das 6h às 22h. Os turistas hospedados nos hotéis conveniados precisam fazer um cadastro, comprar o passe escolhido e consultar as bicicletas disponíveis. A busca e a retirada da bicicleta pode ser feita em qualquer uma das estações. Cada turista cadastrado pode comprar até quatro passes e retirar até quatro bicicletas. Os passes custam de R$ 7,00 a R$ 20,00 e são válidos de 1 até 7 dias, conforme a preferência do hóspede.
Veja o vídeo abaixo que conta um pouquinho do programa:
Iniciativas como essa já existem em outras regiões do mundo e a tendência é que aumentem cada vez mais. Para quem tem dúvidas sobre os benefícios dos sistemas de bicicletas compartilhadas, o site Compartibike listou 23 (bons) motivos.