publicidade

publicidade

Já ouviu falar? Conheça os trullis que fazem de Alberobello um dos destinos mais escondidos – e interessantes – da Itália


Pode parecer incomum, mas nem todo mundo tem o sonho de conhecer a Torre Eiffel ou a Estátua da Liberdade. Atualmente, muitas pessoas estão procurando conhecer destinos turísticos que não são tão famosos, mas ainda sim valem cada centavo da viagem. Um exemplo que se encaixa nisso é a cidade italiana de Alberobello, conhecido principalmente pelos seus trullis.

Os trullis (construções de paredes de madeira com seus telhados cônicos e característicos) foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996 e desde então fizeram da cidade uma parada interessante para turistas de todo o mundo.

Crédtio: Free Great Pictures

Os trullis de Alberobello formam uma vista verdadeiramente única, criando uma paisagem maravilhosa de pequenas  “pirâmides” entre as ruas estreitas e sinuosas da pequena cidade e a vegetação mediterrânea.

+Começo na Idade Média

Além de toda a paisagem peculiar e belíssima da cidade, ela também traz consigo um contexto histórico recheado de importância dentro da Itália. Seu crescimento se deu ainda na época da Idade Média, com o princípio do Feudalismo, onde e a relação de nobres e pequenos camponeses se fortaleceu.

Os trullis de Alberobello ainda são elogiados até hoje como um dos melhores exemplos de bioarquitetura existente, ou seja, o projeto e o processo de construção desses prédios são considerados ecologicamente amigáveis e duráveis. Muitos turistas, inclusive, estão comprando trullis e reformando para o padrão exigido pela UNESCO.

Crédito: Travel Girls

Como em muitas cidades italianas, por lá também existem alguns pequenos museus, lojas artesanais que vendem lembranças e produtos locais, restaurantes a serem visitados e passeios de vinho. As partes mais interessantes da cidade para turistas, no entanto, são os dois distritos, Rione Monti e Aia Piccola. Rione Monti, com mais de mil trullis!

Ao contrário das expectativas prováveis – ​​considerando a sensação de local turístico da área – os preços não são exorbitantes devido à grande concorrência entre os fornecedores que mantêm os preços mais baixos. A outra área, Aia Piccola, é menos visitada devido ao fato de ser ainda uma área residencial, mas que ainda apresenta 590 trullis.

Alberobello é considerada idealmente uma viagem de exploração, uma cidade romântica e encantadora (ainda mais se você se hospedar em um trulli) na qual vale a pena conhecer e visitar por alguns dias!

Fonte: The Times


publicidade

publicidade