Top

Conheça o Via Verde, maior projeto de naturação do mundo

Cada vez mais, as grandes cidades investem em meios sustentáveis para ajudar a aliviar as ilhas de calor que afetam os centros urbanos e, assim, melhorar a qualidade do ar e reduzir o número de pessoas com doenças respiratórias.

Um desses meios é a naturação, que cria biótipos, como jardins verticais, ao longo de corredores urbanos. Com isso, espera-se a diminuição da temperatura média da região naturada, uma vez que a medida auxilia na absorção do calor, na armazenagem de água pluvial e na redução da poluição, já que as plantas filtram o ar.

Na capital do México, foi inaugurada recentemente a primeira fase de um projeto ambicioso e polêmico, que já é tido como o maior do mundo em naturação urbana: o Via Verde. Serão instalados mais de 60 mil m2 de jardins verticais nas 1.038 colunas do elevado Periférico, ao longo de 27 km de vias.

via-verde_01_blog-da-arquitetura
Imagem da primeira fase do Via Verde, inaugurado recentemente na Cidade do México (Foto: SustentArqui)

+ Mais do que um jardim vertical

O Via Verde é um projeto da empresa mexicana Verde Vertical e foi apoiado por meio de uma petição on-line que coletou mais de 84 mil assinaturas. O projeto original prevê a instalação de um sistema para captar, filtrar e armazenar 32 milhões de metros cúbicos de água da chuva por ano.

Para isso, serão criados 20 centros para estocar o elemento, com áreas de tratamento e sistema de rega automático, com sensores de temperatura e umidade. Além disso, o jardim vertical irá filtrar mais de 27 mil toneladas de gases poluentes e captar 10 toneladas de metais pesados.

O orçamento total do Via Verde é de 300 milhões de pesos mexicanos (equivalente a R$ 52 milhões), com manutenção mensal de 23 milhões de pesos (R$ 400 mil).

via-verde_02_blog-da-arquitetura
Projeção de como o Via Verde poderá ficar no futuro (Foto: Verde Vertical)

+ Polêmicas

Embora os benefícios do Via Verde sejam indiscutíveis, o projeto tem recebido muitas críticas, especialmente por causa do alto custo e da exploração publicitária: a Verde Vertical conseguiu licença do poder público para usar 10% do espaço para anúncios. Ou seja, a cada 350 metros do trajeto, uma propaganda será inserida.

Por outro lado, a medida, que irá financiar e viabilizar a iniciativa, foi escolhida por meio de um questionário respondido por 2.400 pessoas: 47% delas optaram que o Via Verde fosse pago pela iniciativa privada, que em troca poderá fazer publicidade em 10% dos pilares do elevado Periférico.

via-verde_03_blog-da-arquitetura
Detalhe das colunas do elevado Periférico com os painéis verdes recém-instalados (Foto: Folha de S. Paulo)