
Conheça o projeto da floresta vertical em um prédio de 36 andares
Os projetos arquitetônicos e paisagísticos estão cada vez mais relacionados à sustentabilidade e a necessidade de aliar a eficiência, à redução de custos e atendimento das expectativas dos clientes. Foi pensando em aspectos como estes que o arquiteto italiano Stefano Boeri criou um projeto bem inovador, em Lausana, na Suiça, definido como um modelo de prédio sustentável.
O edifício de 117 metros de altura, com exatos 36 andares, vai receber mais de 100 árvores, 6 mil arbustos e 18 mil plantas em um espaço de 3 mil metros quadrados. A utilização de plantas em apartamentos reduz a poluição sonora, auxilia na produção de oxigênio, além de ajudar na diminuição da poeira que chega em nossa residência, principalmente se moramos em uma grande cidade, com altos níveis de poluentes.
O escritório de arquitetura de Stefano Boeri, localizado em Milão, é o responsável pela projeção do “La Tour des Cedres”. O conceito já não é novidade para o arquiteto, um dos responsáveis pelo “Bosco Verticale”, projeto em que foram construídos dois edifícios residenciais com floresta vertical como parte da revitalização de um bairro em Milão.
O edifício será construído no distrito de Chavannes-Près-Renens, na cidade suíça, e o edifício também contará com escritórios, sala de ginástica e um restaurante panorâmico no topo. As árvores escolhidas para o projeto foram os cedros, que são espécies consideradas mais resistentes e com maior longevidade.
Para a construção, o escritório de arquitetura fez uma parceria com a Buro Happold Engineering e com a agrônoma italiana Laura Gatti, para os detalhes estruturais e paisagísticos, respectivamente.
Antes de ser concluído, já é possível termos uma ideia de como será este prédio com uma floresta vertical:
Imagens: Stefano Boeri
Referências: Stefano Boeri Architetti, Revista Galileu, Dezeen, Bored Panda