
Conheça o MOLA, um “brinquedo” interativo de estruturas arquitetônicas
Arquitetos e engenheiros devem aplicar seu conhecimento e experiência na hora de conceber um projeto, além, claro, de realizar testes antes de definir cada etapa. Um dos requisitos mais importantes para que uma obra dê certo, é o estudo do comportamento das estruturas. E é exatamente isso o que busca um novo projeto lançado na rede de financiamento coletivo Catarse: o Mola Structural Kit 2.
O Mola foi elaborado pelo arquiteto Márcio Sequeira com o intuito de favorecer o ensino e aprendizagem sobre estruturas de maneira lúdica e intuitiva. O produto é voltado para estudantes e professores, mas também pode ser facilmente operado por leigos.
Como o nome pressupõe, essa é a segunda versão a ser lançada do projeto. Em 2014, Márcio promoveu a captação de recursos para a criação do Mola Structural Kit, cujo resultado superou as expectativas: mais de R$600 mil foram arrecadados. Com isso, a empresa contabiliza, hoje, cerca de 4 mil desses kit espalhados pelo mundo inteiro.
A criação do Mola 1 aconteceu quando o arquiteto cursava pós-graduação e notou com as aulas sobre estruturas arquitetônicas eram abordadas de forma abstrata, sem dar uma chance mais sensorial aos alunos.
A partir disso, ele imaginou algo que fosse “tátil” para prever o comportamento das sustentações mais compreensivamente e desenvolveu um produto interativo que simula a ação das estruturas reais. O kit é disponibilizado com peças que permitem que você as monte, sentindo e visualizando melhor como tudo ficará na prática.
O que esperar do Mola Structural Kit 2
O primeiro Mola foi um tremendo sucesso e a segunda versão promete não ficar para trás. O Mola Structural Kit 2 visa ampliar ainda mais as suas possibilidades de montagem. O novo material contém ao todo 144 peças, uma base metálica e um livro/manual bilíngue (português e inglês) que ensina por uma sequência de exemplos de diferentes sistemas estruturais.
Uns dos exemplos do que há de novidade nesse novo projeto são alguns tipos de peças. Por exemplo, as denominadas “Ligações Contínuas” A e B. A primeira ajuda a estabelecer a conexão entre dois elementos distintos, fazendo com que trabalhem como um único elemento. Já o segundo, permite que, no mesmo “nó”, seja possível simular a continuidade de elementos transversais entre si.
Veja um exemplo:
Com essas duas ligações é possível simular a continuidade de pilares, vigas contínuas, vigas de transição, grelhas, dentre outras estruturas.
Ah, e o melhor: os dois kits, mesmo tendo diferenças, são complementares! Você pode agregar um ao outro para criar muito mais estruturas. Vai dizer que não está com vontade de ter um só pra você?
A página do produto no Catarse evidencia que uma das características mais importantes do Mola é a sua versatilidade. “Inspirados no que as pessoas têm criado com o Kit Estrutural Mola 1 e publicado na internet, nós sentimos a necessidade de aumentar ainda mais as possibilidades do modelo“, diz a empresa.
Citando uma dessas novas possibilidades, temos as barras de comprimento reguláveis. Elas são ótimas, pois podem ser ajustadas durante e depois da montagem da estrutura de acordo com as necessidades do determinado projeto. A tática é simples: basta girar uma das extremidades para que a barra diminua ou aumente de comprimento.
Verdadeira eficácia do Mola
O projeto 100% brasileiro foi desenvolvido após muito estudo e dedicação. Entre 2007 e 2008, o estudo e validação do Mola foi tema de dissertação de mestrado na UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Aconteceram mais de 40 ensaios, nos quais foram testados elementos isolados, estruturas planas e espaciais, chegou-se a os resultados surpreendentes. Houve a comprovação da eficiência científica do Mola, apresentando um comportamento muito similar ao de uma estrutura real. De acordo com o site “o modelo é muito mais preciso do que se pensava”.
Para apoiar e saber como adquirir o seu, é só clicar aqui.