
Conheça o hotel que parece flutuar sobre lago suíço
A Suíça é mundialmente famosa pelos cenários bucólicos dos Alpes e pelo o alto índice de desenvolvimento humano. Isso sem mencionar alguns clichés que adoramos listas, como os chocolates, os queijos, os relógios e o canivete multifuncional.
Mas a Suíça é muito mais do que isso. E o Hôtel Palafitte pode ajudar a revelar uma parte não tão conhecida dessa pequena nação no coração da Europa: o esplendor dos lagos alpinos em pleno verão. Como o próprio nome sugere, o hotel foi construído sobre palafitas, sendo o único desse tipo no continente.
Vale destacar que o Hôtel Palafitte não é exatamente uma novidade: ele foi inaugurado há 13 anos e deveria ficar aberto durante apenas seis meses, como um pop-up hotel. Mas sua estrutura permitiu que ele recebesse hóspedes por muito mais tempo, com todo o conforto que uma boa estadia deve oferecer. O projeto, aliás, é do arquiteto Kurt Hoffman, em colaboração com seus alunos da Escola Hoteleira de Lausanne.
Construído às margens do lago Neuchâtel, na cidade suíça de mesmo nome, o Hôtel Palafitte possui pavilhões sobre o lago ou na parte costeira. A grande atração, obviamente, é se hospedar sobre o lago: são 24 unidades desse tipo, com quartos individuais, banheiro que permite admirar a beleza do Neuchâtel de dentro da banheira, escritório e um amplo terraço com vista para os Alpes. E ainda tem uma escada que leva diretamente para o lago, onde é possível mergulhar na estação mais quente do ano.
Os pavilhões às margens do lago, que somam 16 unidades, também foram erguidos sobre palafitas e oferecem vista para as águas tranquilas. Nas duas opções, o conforto e a paisagem única recompensam a estadia nesse paraíso suíço.
O preço por noite, em alta temporada, fica em torno de R$ 2 mil.