Top

Confira o contraste fantástico entre a arquitetura moderna e clássica em diferentes lugares do mundo

O debate envolvendo a arquitetura histórica e a moderna parece cada vez mais presente, mas e quando as duas artes se “unem” e se transformam em um cenário só? Este artigo vai mostrar alguns exemplos do que acontece quando esses dois tipos tão distintos de arquitetura se encontram de alguma maneira.

Foto: Reprodução.

+Boston, EUA

O Old State House, um dos mais antigos edifícios de serviço público nos EUA, passou a ser caso raro em grandes metrópoles. Agora cercado por altos escritórios e edifícios modernos, ele é um prédio secular de apenas dois andares que ainda persiste entre os arranha-céus.

Foto: Reprodução.

+Roterdan, Holanda

Antes, os escritórios de administração da Holland America Line costumavam tomar conta do bairro. Agora o novo Hotel New York praticamente o “engoliu”, deixando ele quase imperceptível por quem passa pelo local.

Foto: Reprodução.

+Manchester, Reino Unido

Este contraste na bela cidade inglesa de Manchester é um dos que mais chamam atenção: na frente, um forte da época do Império Romano, de mais de 2 mil anos. Ao fundo, um símbolo da modernidade na cidade: o edifício mais alto de Manchester, com 170 m de altura.

Foto: Reprodução.

+Nova York, EUA

Esta imagem retrata bem a diferença entre as arquiteturas antigas e modernas na cidade no Nova York. Enquanto a arquitetura atual foca na otimização de espaço e janelas espelhadas em toda sua extensão, a versão histórica prezava mais pelas fachadas mais bem trabalhadas, em seus mínimos detalhes. Não por acaso, essas construções ainda existem em diversos lugares da cidade.

Foto: Reprodução.

+Praga, República Tcheca

A torre gigante de uma de rede de TV em Praga destoa do restante do cenário, com casas centenárias em sua grande maioria. O curioso é que os moradores do local odeiam o fato da torre estar ali, “atrapalhando” a visão e a beleza característica do bairro.

Foto: Reprodução.

+Londres, Reino Unido

Assim como Nova York, esse é mais um belo exemplo de como os vidros tomaram conta da arquitetura atual e as pequenas e bem trabalhadas “torres” fizeram época tempos atrás.

Foto: Reprodução.

+Zagreb, Croácia

Quando uma grande rede de shopping chega em uma cidade é natural que a arquitetura daquele local seja drasticamente modificada, afinal irá ser construído um grande complexo ali, fora o provável crescimento nas redondezas.

Mas pelo menos nesse caso, um pouquinho da arquitetura antiga ainda se mantém viva. Um morador resolveu não vender de jeito nenhum sua humilde casinha e o resultado inusitado você pode ver na foto acima.

Fonte: The Guardian