Top

Conheça Hanói, a capital do Vietnã

Hanói, a segunda maior cidade do Vietnã, é também a capital do país. Com população superior a 7 milhões de habitantes, está localizada ao norte da nação asiática e tem cerca de mil anos. Ou seja, tanto sua cultura milenar como sua faceta mais contemporânea, expressa principalmente por meio da arquitetura, podem ser apreciadas pelos turistas.

O nome da capital remete à sua localização: por estar situada no delta do rio Vermelho, seu significado é “entre rios”. Portanto, se gosta de caminhar em parques e apreciar belas paisagens, Hanói proporciona passeios em meio a rios e lagos. O Hoan Kiem, por exemplo, é um lago com uma pequena ilha no centro, batizada de Ilha da Tartaruga, onde está a Torre da Tartaruga. O local costuma ser um espaço para espairecer em meio à natureza e recarregar as energias.

hanoi_01_blogdaarquitetura
Ilha da Tartaruga, no centro do Lago Hoan Kiem, em Hanói

O Lago Oeste, por outro lado, é o maior da capital, com 13 km de circunferência. Nele, é possível passear de barco e fazer refeições no restaurante flutuante. Nas redondezas, os visitantes podem apreciar o Pagode Tran Quoc e outros templos.

Aliás, templos e pagodes é o que não falta em Hanói: são mais de 600, dentre eles o Templo da Literatura. Erguido em 1070, o espaço homenageia o filósofo chinês Confúcio e, até 1779, abrigou a primeira universidade do Vietnã. O Pagode de Um Pilar e a Torre da Bandeira de Hanói também merecem a visita.

hanoi_02_blogdaarquitetura
Templo da Literatura, construído em 1070 em homenagem ao filósofo chinês Confúcio

Mas o principal ponto turístico da capital é bairro antigo (Old Quarter), que preserva sua configuração original e a arquitetura típica. Além de restaurantes especializados na culinária regional e muitos bares e casas noturnas, a região é o lugar ideal para fazer compras. São inúmeras lojas de artesanato e seda, mas é no mercado Dong Xuan, aberto de sexta a domingo à noite, que os visitantes aproveitam para comprar roupas, souvenirs e alimentos.

O passado recente também tem destaque em Hanói. No salão principal do Mausoléu de Ho Chi Minh, o corpo embalsamado do líder vietnamita de mesmo nome por ser visto através de um caixão de vidro. Aliás, foi no mausoléu que a famosa Declaração da Independência foi lida, em 2 de setembro de 1945, instituindo a República Democrática do Vietnã.

 

hanoi_03_blogdaarquitetura
Visão noturna do mercado Dong Xuan, no bairro antigo de Hanói

 

hanoi_04_blogdaarquitetura
Localizado no bairro antigo, Madame Hien é um dos melhores restaurantes da capital vietnamita

 

hanoi_05_blogdaarquitetura
O Museu de Hanói é um dos exemplos de arquitetura contemporânea da capital