Top

Conheça a cadeira de rodas elétrica que sobe e desce escadas sozinha

Com design moderno, a Scewo foi desenvolvida por estudantes de engenharia mecânica e elétrica

Em 2015, o Blog da Engenharia apresentou um projeto incrível elaborado por estudantes de engenharia elétrica e mecânica do ETH (Instituto Federal Suiço de Tecnologia), em Zurique: uma cadeira de rodas criada para subir e descer escadas sozinha.

Dois anos depois, o equipamento foi aprimorado, modernizado e rebatizado, passando a se chamar Scewo. Capaz de se auto-equilibrar, a cadeira de rodas sobe e desce as escadas sem precisar de ajuda extra. Com isso, seus usuários podem se locomover de forma segura e com mais independência.

A Scewo consegue traspassar obstáculos suavemente, graças às faixas de borracha, semelhantes a esteiras de tanques de guerra. Seus fundadores são quatro estudantes universitários, que conseguiram financiar o projeto de maneira independente. Enquanto levantavam fundos, construíam o protótipo da cadeira de rodas, aplicando novas tecnologias e estética contemporânea.

As esteiras de borracha permitem à cadeira de rodas subir e descer escadas de maneira segura

Como funciona

Os equipamentos são projetados com esteiras de borracha robustas, que permitem realizar uma transição segura e confortável pelas escadas. Nem mesmo escadas em espiral são um problema, já que a base extra-larga ajuda a estabilizar a cadeira de rodas.

Ao iniciar um degrau ou ao chegar ao último, o sistema automatizado faz a transferência de maneira equilibrada. Outra vantagem do auto-equilíbrio é que o usuário pode fazer manobras ágeis e dinâmicas, conseguindo passar sobre outros obstáculos, como o meio-fio de uma calçada. Isso pode ser feito pelo controle joystick do equipamento ou ao redistribuir o peso do corpo na cadeira.

No modo “elevado”, o usuário alcança objeto mais altos

São três modos diferentes de conduzir a Scewo: o “seguro” é indicado para entrar e sair, chegar a uma mesa ou manter a cadeira parada. Já o “elevado” suspende o equipamento e permite alcançar objetos mais altos. O modo “trilha” percorre superfícies escorregadias (neve ou cascalho, por exemplo) e sobe ou desce escadas.

Por enquanto, os desenvolvedores estão tentando arrecadar dinheiro por meio de crowdfunding para tornar a produção da cadeira de rodas viável. Você pode saber mais sobre o projeto neste site.

Confira abaixo um vídeo que mostra a Scewo sendo utilizada em diversas situações do dia a dia:

Fotos: Scewo. Fontes: Designboom e Blog da Engenharia.